A rotatividade afeta as instituições, pois, é comum cada mudança de Gestor em Cargo em Comissão em nível estratégico, como Secretários Municipais na Administração direta ou Presidentes de empresa na Administração Indireta, ser acompanhada por uma onda de exonerações e nomeações também nos níveis táticos. Pior, o fenômeno chega até nos níveis operacionais, aqueles que detêm o conhecimento do funcionamento da máquina pública.
A rotatividade da atual legislatura é um ponto fora da curva se comparada com anteriores.
Confirmando a volatilidade das designações de Gestores Estratégicos é o caso da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB que após ter somente quatro Presidentes em 22 anos antes de 2016, passou para uma situação de chegar ao quinto Presidente do início de 2017 até a presente data.
Uma governança insulada de interesses eleitoreiros é condição sine quá non para enfrentar os desafios orçamentários atuais.
Crivella promove dança das cadeiras na prefeitura e Comlurb tem o quinto presidente em dois anos
O diretor de Limpeza Urbana, Paulo Mangueira, assume a companhia no lugar do engenheiro Tarquínio Fernandes
Caminhões da Comlurb na Estação de Transferência de Santíssimo, na Avenida Brasil Foto: Pablo Jacob / Pablo Jacob |
RIO - O prefeito Marcelo Crivella promoveu mais uma dança das cadeiras na prefeitura do Rio, na tentativa de acomodar aliados políticos ainda por conta de acordos fechados no processo que enterrou a tentativa de impeachment na Câmara do Rio. Uma das pastas atingidas foi a Comlurb . O diretor de Limpeza Urbana, Paulo Mangueira, assume a companhia no lugar do engenheiro Tarquínio Fernandes. Tarquínio, por sua vez, foi deslocado para comandar a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Cdurp), em lugar de Antonio Carlos Mendes Barbosa, que deve deixar a prefeitura e voltar para a iniciativa privada.
Com Mangueira, a Comlurb terá seu quinto presidente desde o início do governo Crivella, em 2017. Além de Tarquinio, já dirigiram a empresa: Gustavo Pupi, Rubens Teixeira e Eduardo Oliveira. No início da noite de domingo, o agora ex-presidente distribuiu uma mensagem nas redes sociais agradecendo sua equipe. O que se comenta na prefeitura é que Mangueira teria sido indicado pelo presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB). ''Deixo aqui um até breve, afinal como sempre disse tenho chorume nas veias. sou da Comlurb e não troco por nada'', afirmou Fernandes no texto.
O troca-troca já despertou a reação do ex-homem forte do governo, vereador Paulo Messina (PRTB), que deixou o governo e rompeu com o prefeito depois do impeachment. Tarquínio havia sido indicado para o posto por Messina.
- Ganhou a base de sustentação do prefeito e o governo perdeu - disse Messina sobre as trocas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário