Translate

quinta-feira, 6 de abril de 2023

Reforço nas alturas!

O trabalho dos garis alpinistas deve ser louvado, porém, sem esquecer que seus esforços tratam somente os efeitos da ineficaz gestão de resíduos sólidos em comunidades.

Soldados de uma guerra perdida, não estariam pendurados em encostas se os moradores de comunidade tomassem para si a responsabilidade de escoar seus resíduos de forma consciente nos equipamentos disponibilizados para o acondicionamento e coleta. Ou, na falta destes, buscassem formas de mobilização coletiva para a solução compartilhada da questão.

Lixo em encosta é pior do que o também desastroso lixo jogado em rios, pois quem arremessa algo nas águas tem a esperança de que a correnteza levará o resíduo para longe. O lixo em encosta fica ali, inerte, exposto, visivelmente causando um problema sanitário, social, estético, moral, fica ali como um símbolo da falta de cuidado do morador com seu próprio lugar. 

A rotina de limpeza de encostas exige uma turma específica de garis especialistas em escalada e rapel. É uma triste necessidade pelo comportamento leviano de pessoas que usam o discurso da exclusão para fazer o que bem entendem. A encosta é suja porque o lixo é arremessado por pessoas, muitas vezes as mesmas que reclamam da sujeira na encosta! 




A equipe de garis alpinistas da Comlurb, que era composta por seis garis, agora está com 25 profissionais para realizar a limpeza em encostas do Rio, inclusive nas comunidades.

O nosso time recebe treinamento especializado e utiliza técnica de rapel, além de ser certificado pela Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda e Resgate (ANEAC) para trabalho em altura/acesso por corda com segurança. E, para a supervisão do serviço, a Companhia conta com um colaborador qualificado Nível 3, certificado pela IRATA BRASIL, Associação Comercial de Acesso por Corda Industrial, conforme a ABNT NBR 15475.

Com a novidade, todas as regiões da cidade vão contar com equipe própria de garis alpinistas. São seis atuando na Barra da Tijuca, cinco na Zona Norte, quatro na Zona Oeste e dez na Zona Sul.






Nenhum comentário: