Translate

terça-feira, 17 de abril de 2012

A Companhia de Limpeza Urbana Paulista

São Paulo apresentou um novo modelo dos serviços de limpeza pública que busca a integração de diversos serviços antes pulverizados em diversos contratos de terceirização.


"Para que São Paulo possa ser uma cidade cada vez mais limpa ela será dividida em duas áreas, sudeste e noroeste, divisão idêntica à adotada na contratação do serviço de coleta de lixo domiciliar.


“Tenho certeza que o resultado da implantação desse novo modelo será a melhor qualidade dos serviços prestados na cidade. Um exemplo é que o consórcio que faz a varrição será integrado a outros serviços que por sua natureza já deveriam estar ligados, como a limpeza dos bueiros”, afirmou o Prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.


Além da varrição, que passará a ser feita também aos domingos em locais de grande fluxo, e da remoção de entulho ou grandes objetos, os novos consórcios serão responsáveis pelo fornecimento e pela manutenção de lixeiras, pela operação, manutenção e remoção dos resíduos dos Ecopontos e pela limpeza e desobstrução de bueiros e bocas de lobo.


O novo modelo também inclui os serviços complementares de lavagem e conservação de logradouros e monumentos, capinação e pintura de guias. As empresas terão a incumbência de realizar as Operações Cata-Bagulho, que percorrem bairros recolhendo grandes objetos. Os 46 Ecopontos em funcionamento, que são locais para entrega de entulho e inservíveis, ficarão abertos de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos, das 6h às 18h.


As empresas também terão a liberdade de implantar novas tecnologias e métodos de ação que otimizem os serviços, mantendo a cidade limpa".


Preconizado como modelo inovador na prestação de serviço, a integração das diversas atividades de limpeza pública em uma única organização é um princípio operacional do Rio de Janeiro desde sempre.


O conceito inovador talvez esteja em que integrar serviços sob o regime de concessão para a iniciativa privada seja a opção Paulista para a falta de uma organização pública eficiente para executar os serviços.

Papeleiras identificadas:

"Serão disponibilizadas 150 mil novas lixeiras, todas confeccionadas com material reciclável e equipadas com cinzeiro150 mil novas lixeiras - As prestadoras deste serviço deverão disponibilizar à população 150 mil novas lixeiras, todas confeccionadas com material reciclável e equipadas com cinzeiro. Cada uma delas será identificada com chip ou código de barras que facilite sua identificação, por meio de leitura ótica, que possibilitará a fiscalização por parte da Prefeitura da sua manutenção e higienização. Serão três tipos diferentes de lixeiras de acordo com o padrão urbanístico do seu local de instalação".

Basculantes com taipá alto:
Um taipá nessas dimensões é interessante para remoção de resíduos com baixo peso específico como galhadas, lixo de praia, eventos, varrição e até mesmo lixo domiciliar se não houver disponibilidade de caminhão compactador. Deve ser arriscado quando o uso é predominantemente para remoção de entulho





Nenhum comentário: