Segundo os responsáveis pela limpeza urbana em Bruxelas a coleta “hipomóvel” é mais econômica, ecológica e menos poluente do que os antigos caminhões pois você economiza em manutenção, combustível e outras necessidades que possuem veículos. Afirmam que os funcionários municipais e moradores de Schaerkbeek, subúrbio de Bruxelas, estão considerando muito positivo o novo sistema pois reforça os laços da comunidade. Os cavalos não têm folga no fim de semana quando realizam passeios para as crianças do bairro.
Completam alertando que “obviamente, este sistema não é transferível para todas as cidades. Mas é interessante que cada comunidade procure alternativas de acordo com suas características e necessidades de cuidar do meio ambiente e resolver os seus problemas sociais”. (Ficou a dúvida de quais seriam estes “problemas sociais”)
A coleta “hipomóvel” de Bruxelas foi anteriormente implantada na França em cidades como Lyon, Beauvais, Trouville-sur-Mer, Etretat, Peyrestortes, ou Vendargues onde possibilitou uma redução de 35% das emissões de carbono relacionadas com o sistema de limpeza urbana, além da redução das emissões de partículas finas devido ao diesel e o o virtual desaparecimento de ruído (exceto, claro, o som de cascos no chão).
As cidades que estão experimentando com a coleta de lixo a cavalo são unânimes ao afirmar que o cavalo é tão bom quanto à máquina. Um cavalo que pesa em média 900 kg, pode de fato levar até três vezes o seu peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário