Translate

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aplicativo para geração automática de roteiros de coleta domiciliar



"A Caliper Corporation, empresa de Massachuttes, anunciou o lançamento de um aplicativo para geração automática de rotas desenvolvido para funcionar  com o software “TransCAD transportation planning software(Custa U$ 12 mil). Projetado principalmente para apoiar os serviços de coleta de resíduos sólidos, o aplicativo irá gerar rotas eficientes de veículos para coleta de resíduos sólidos operando em uma rede de ruas. 




O aplicativo reduz os custos operacionais, tentando criar rotas com o mínimo "deadheading." Deadheading é definido como o momento em que o veículo está em movimento, mas não está em serviço, por exemplo, passar por uma rua já foi atendida para chegar a outra parte da  rede de serviços. O aplicativo também tenta minimizar os movimentos indesejáveis ou inseguros de veículos, como inversões de marcha, e permite que o usuário especifique quais ruas são para ser atendidas por uma passagem em cada sarjeta e que as ruas que podem ser atendidas em uma única passagem.Além disso, o programa também pode criar turnos para atender às exigências de trabalho do controlador.


O aplicativo cria um mapa de rota e um relatório de itinerário do trajeto. Mapas de rotas mostram todo o sistema de rotas geradas pelo aplicativo com rotas exibidas usando cores diferentes. Mapas de rotas podem ser personalizadas com as funções de mapeamento padrão fornecidos com o TransCAD. O itinerário do trajeto lista a sequencia e direção de segmentos de estrada em cada rota. O itinerário também inclui o nome da estrada e o modo de serviço (deadhead, serviço direito, ou ambos os lados) para cada segmento, e fornece estatísticas de resumo para cada via, incluindo volume de trabalho, o tempo total, o tempo deadhead, e o número de manobras".  


Se pudéssemos fazer digitalmente o que ainda fazemos com lápis de cor debruçados em cópias impressas de mapas poderíamos revisar mais frequentemente os roteiros respondendo prontamente a novos cenários. 


Nenhum comentário: