Translate

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coleta de Lixo, Mobilidade Urbana e Pegada de Carbono

O uso de veículos menores mais ágeis e flexíveis, preferencialmente elétricos, parece ser uma opção para grandes centros com trânsito intenso evitando o transtorno de manobra de grandes caminhões melhorando consequentemente a mobilidade Urbana.

Os veículos menores exigem trajetos pequenos para seu vazamento ou se tornam totalmente improdutivos. Devem descarregar próximo da área de carregamento exigindo centrais de recebimento com caixas com compactação ou uma coordenação logística que possibilite seu descarregamento “Just in time” em um caminhão.

A questão então não é a substituição de caminhões de maior capacidade volumétrica por uma frota de pequenos carrinhos. É sim o planejamento de um sistema de coleta de resíduos que use o veículo menor para puxar o lixo para veículos ou equipamentos de maior porte. Este sistema, usando pequenos veículos elétricos reduz pegada de carbono do serviço primeiro por não haver emissão para a puxada e segundo por reduzir a movimentação do veículo de maior porte.



Nenhum comentário: