Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Contêineres feitos de polietileno fabricado a partir da cana de açúcar

Feitos a partir da cana-de-açúcar, a fabricação dos novos equipamentos reduzem em 85% a emissão de poluentes em relação ao material de origem petroquímica


O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, entregaram na tarde desta terça-feira, dia 10, o primeiro lote dos 50 mil novos contêineres sustentáveis para lixo domiciliar, que vão agilizar a coleta e a limpeza urbana na cidade do Rio.
- Temos pela primeira vez um contêiner feito de bagaço de cana, um produto totalmente sustentável. Isso vai melhorar muito a coleta domiciliar no Rio. É só lembrar que a última vez que houve uma distribuição desse tipo tem quase 15 anos, um equipamento que é de uma utilidade enorme para a limpeza da cidade e também em dias de chuva.
Com capacidade para 240 litros os novos contêineres possuem certificado Green Made, garantindo que sua fabricação é com matéria-prima renovável e com baixa emissão de carbono. Além do material utilizado, a tampa com sistema de vedação impede a proliferação de vetores, roedores e formação de chorume, facilitando seu armazenamento no interior dos imóveis.

Outra grande diferença, não foi citada pela imprensa talvez por ser uma questão muito técnica, é que os novos containers são de padrão de fabricação europeu sem as alças para fixação no dispositivo de levantamento “lifter”, ao contrário do padrão americano que tem as alças. Isso significa a necessidade de revisão nos “lifters” da atual frota.

Nenhum comentário: