Translate

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Lixão ocupa calçada atrás de unidade de ensino profissional na Zona Norte do Rio


Moradores dizem que o problema é antigo
Geraldo Ribeiro

Montanha de lixo na Rua Doutor Manuel Cotrim Foto: Marcio Alves / Agência O Globo
Montanha de lixo na Rua Doutor Manuel Cotrim Foto: Marcio Alves / Agência O Globo

RIO - Nos fundos do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Téxtil (Senai-Cetiqt) uma montanha de lixo impede a passagem pela calçada da Rua Doutor Manuel Cotrim, no Riachuelo, na Zona Norte do Rio. Um sofá velho, pedaços de madeira, pedras, entulhos de obra e muitos sacos cheios de detritos domésticos fazem do local um verdadeiro lixão. Moradores dizem que o problema é antigos e não tem relação com a paralisação dos garis realizada no começo da semana.

— Vejo isso como descaso. A calçada está tomada pelo lixo. Mas acho que a população também deveria colaborar não jogando dejetos aqui para evitar a formações desses lixões — critica o mototaxista Alexandre Goulart, de 36 anos.

Outro morador, José Eduardo Coutinho, de 60, reclama que os entulhos atraem ratos, baratas e insetos, podendo causar doenças. Segundo ele o problema que é antigo se agravou. Durante o tempo em que circulou pelo bairro, a equipe de reportagem passou por garis da Comlurb, inclusive com caminhões de coleta, mas o lixão permaneceu intacto.

— Parece que fazem vista grossa. Sei que o morador também tem culpa, mas muitas vezes faz o despejo aqui porque não tem uma caçamba e a coleta é irregular — aponta Coutinho.

Na Rua Engenho Novo, no Sampaio, o problema é uma carcaça de carro incendiado abandonado no local há vários dias. O engenheiro elétrico Francesco Gatto, de 57, diz que os bairros de Engenho Novo, Sampaio, Riachuelo e Rocha sofrem com problemas de limpeza urbana. Segundo ele, os garis reclamam de que não receberiam sacos para recolher os resíduos da varrição, que ficam amontoados nas calçadas para serem recolhidos pelo caminhão de coleta que, segundo ele não tem periodicidade

Nenhum comentário: