Translate

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Sobre papeleiras...

As papeleiras devem existir onde são uteis! Esta abordagem encara a papeleira como um equipamento auxiliar do serviço de varrição. Uma papeleira deve estar onde o transeunte irá dispor seu lixo contribuindo para reduzir o esforço do gari que varre o logradouro. No limite, esquecendo os resíduos naturais como as folhas e poeira, se todo lixo gerado pelo transeunte for colocado em papeleira, o varredor terá o trabalho somente de coleta-las.

A despeito desta abordagem racional, durante muito tempo as papeleiras foram instaladas sem considerar sua real utilidade. Recomendações como as publicadas neste blog em 2012 simplesmente não reverberaram. 

Existem papeleiras instaladas onde não eram necessárias em logradouros sem geração de resíduos e também muitas instaladas fora do logradouro em instalações públicas municipais, estaduais e federais.

Uma redistribuição criteriosa das unidades existentes poderia amenizar a insatisfação do carioca enquanto não surge uma solução mais sustentável.

Em julho de 2017 houve uma tentativa de estudar o problema com a criação de um grupo de trabalho destinado a definir diretrizes de aquisição, instalação, manutenção e limpeza de papeleiras, no entanto, a iniciativa foi revogada após a mudança de administração da Companhia.

OS N 048 - Diagnóstico de P... by on Scribd

Nenhum comentário: