Translate

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Instituto Ecozinha

O Instituto Ecozinha de Brasília é uma organização civil de direito privado, de interesse público e sem fins lucrativos que tem por missão "Fomentar a Economia Circular através do Alimento!" Acreditam que somente a separação dos resíduos na origem e posterior descentralização da logística poderá devolver ao setor produtivo o elo da nova economia circular de baixo carbono.

É um exemplo de como a reciclagem é um mercado de commodities com potencial empreendedores interessados em lucro de forma ambientalmente adequada! Exemplo que o poder público deve atuar nesse mercado regulando e fiscalizando, e somente em última hipótese, utilizar dinheiro público para operar serviços relacionados com coleta seletiva e/ou reciclagem. 


Segundo o instituto Ecozinha existem três desafios em uma nova economia circular de baixo carbono.

Desafio de Reduzir, Reusar e Redesenhar

Partimos da premissa de que antes de reciclar é necessário redesenhar nossa produção visando primeiramente reduzir o consumo de materiais descartáveis e otimizar a reutilização. Necessário se faz a busca constante por alternativas que produzam menos impacto (mudando a política de compra) e apoio a fornecedores que adotem a política de logística reversa.

Desafio de separar, qualificar e acondicionar

Acreditamos que a única separação correta dos resíduos é aquela efetuada na origem. Dessa forma, nossa meta principal consiste em estabelecer educação ambiental aos associados e colaboradores, sugerindo ações, instalações e equipamentos adequados que permitam a correta segregação, qualificação e acondicionamento de cada fração de resíduo.

Desafio de destinar, reciclar e compostar

Uma vez segregados, qualificados e corretamente acondicionados todos os resíduos gerados nas operações dos restaurantes participantes passam a ter na destinação adequada o seu foco principal, com rastreabilidade de todo o processo, gerando gráficos positivos para a reciclagem e compostagem visando diminuição substancial de rejeitos enviados para aterros sanitários.

Nenhum comentário: