Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Papeleiras devem existir onde são uteis!

“Sentinelas” são procedimentos, conceitos, rotinas que continuam sendo feitos somente por serem consideradas verdades inquestionáveis. 

A declaração sobre a instalação de novas recém surpreendentemente chegadas papeleiras sugere que sentinelas estão preparados!
 A disposição das papeleiras nas ruas e dos contêineres nas praias respeita um planejamento e estudos realizados por técnicos da Comlurb. A nova reposição irá obedecer às regras de instalação nas áreas onde a companhia detectou maior necessidade. No caso das papeleiras, a prioridade será por locais com maior fluxo de pedestres, centros comerciais, pontos de ônibus e de táxi.
O antídoto para as “sentinelas” é o constante questionamento!

Se não houver garantias, diferente das consagradas "regras de instalação" vigentes, que as papeleiras não serão instaladas em logradouros sem geração de resíduos ou intramuros de instalações atendendo a pedidos múltiplos, então as milhares de novas papeleiras serão um tiro no escuro.

Papeleiras devem existir onde são uteis para uso pela população que transita nos logradouros!


Papeleira instalada em logradouro sem movimentação de pessoas, sem ponto de ônibus,  sem residências e sem comércio que justifique sua necessidade

Definir regras de instalação como "uma a cada cinquenta metros" despreza a papeleira como um equipamento auxiliar do serviço de varrição que deve estar onde o transeunte irá dispor seu resíduo eventual.

Algumas sugestões podem ser feitas:

  • Logradouros residenciais não devem ter papeleiras ou ter poucas unidades. Em um logradouro com baixa frequência de varrição existe o risco da papeleira se transformar em ponto de disposição de lixo domiciliar fora do dia e horário de coleta
  • Logradouros de lazer devem ter papeleira onde os usuários estarão parados por algum tempo. Em uma praça: próximo aos bancos e mesas de jogos, próximo a quiosques, brinquedos. Em um bulevar: próximo às esquinas e entrada de atrações turísticas.
  • Logradouros comerciais e/ou de escritórios com movimentação intensa tipo centro da cidade deve haver infestação de papeleiras. Sem causar obstrução à circulação as papeleiras devem ficar como se os transeuntes passam apressados.
  • Em entradas e saídas de estações de metrô e trem, terminais rodoviários e marítimos devem ter papeleiras nos logradouros de acesso. Também em pontos de ônibus cobertos e pontos de taxi.
  • Padronização das papeleiras é vantajoso para a aquisição e manutenção, no entanto, alguma atenção deve ser dada para tipos diferenciados. Papeleiras mais resistentes em locais onde pode haver maior incidência de depredação tais como saída e acessos de estádios. Papeleiras mais elaboradas esteticamente para as maiores atrações turísticas. Até mesmo papeleiras temáticas como áreas de saída de praia ou shows.
  • Regulamentar que bares e restaurantes com acesso ao logradouro tenham suas próprias papeleiras dispostas na calçada em frente.



Nenhum comentário: