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terça-feira, 10 de setembro de 2019

Mais do mesmo no manejo arbóreo!

A primeira vista a notícia de aumento da frota de manejo arbóreo pode parecer positiva. No entanto, reflete a falta de um planejamento estratégico compatível com a conjuntura orçamentária deficitária que a Companhia enfrenta desde 2017.

Aumentar a frota, e consequentemente o gasto, com um serviço que poderia ser vantajosamente concedido à iniciativa privada desperdiça uma oportunidade de implantar um modelo mais sustentável em uma atividade agregada que não faz parte do core business da Comlurb. É insistir na interpretação errônea do Decreto nº 28981 de 31 de janeiro de 2008  que trouxe o manejo arbóreo para a Comlurb. 

O referido decreto determina em seu Art. 1º a constituição “Diretoria de Conservação de canteiros, praças, parques, podas e rios que fica responsável, pela conservação, manutenção e reformas de todos os canteiros, praças e parques da Prefeitura assim como o programa "guardiões dos rios" e as podas de árvores”.

Ser responsável por algum serviço público não obriga que o órgão seja o executante do serviço podendo delegar a execução para parceiro privado. 



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Com nova frota de veículos, Comlurb promete triplicar o número de podas de árvores

Por Altair Alves -10 de setembro de 2019


A Prefeitura do Rio apresentou nesta terça-feira (10/09) 38 novos veículos, que vão dobrar a frota da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) utilizada nos serviços de poda de árvore. A expectativa, é que o número de solicitações atendidas mensalmente seja triplicado, passando da média de 3 mil para 9 mil. O reforço atende a pedidos feitos pela população através da Central 1746.


De acordo com a prefeito Marcelo Crivella, que esteve presente na solenidade de apresentação dos caminhões, realizada no Aterro do Flamengo, as ações também reduzirão o risco de quedas de árvores, com a poda preventiva. Os novos caminhões substituem a frota anterior, que era composta por 19 veículos.

“Vamos triplicar as podas, numa cidade que tem um milhão de árvores para serem cuidadas. É importante a prevenção, já que no verão a rede elétrica é bastante afetada com quedas de galhos, causando transtornos à população. É um reforço grande da Prefeitura, porque vamos poder dar uma ‘penteada’ nas copas das árvores“, afirmou Crivella.

Além de atingir galhos nas partes mais altas das copas – até 24 metros de altura, o equivalente a um prédio de oito andares (a altura máxima anterior era até 21 metros) -, outra novidade, segundo o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira, são os dois veículos para destoca (processo pelo qual, após a remoção da árvore, o tronco é totalmente removido).

“Os novos veículos, de fabricação italiana, são capazes de triturar galhos, compactando volumes“, ressaltou o presidente da Companhia.

Os caminhões que serão usados para destoca contam com carroceria basculante de 12m³, guindaste hidráulico, guincho elétrico na parte dianteira, duas motosserras acopladas e um inédito triturador de galhos e troncos, que vai dar agilidade aos serviços e reduzir a quantidade de resíduos enviada diariamente ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR-Rio), em Seropédica. Contribuindo para o aumento da vida útil do aterro sanitário.

Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

Todos são equipados com importantes itens de segurança: seis cones para delimitar a área de serviço; fita de náilon, na cor laranja, para isolamento do local de trabalho; dois cavaletes, para permitir a perfeita sinalização do espaço operacional; farol com lâmpadas de LED, para facilitar a poda noturna; alarmes sonoros de ré; e padrão de monitoramento, por GPS, em tempo real.

Foto: Marcos de Paula/ Prefeitura do Rio

Dezesseis veículos serão utilizados para manejo e transporte de resíduos de poda. Eles são do tipo basculante, com 12m³ de capacidade de armazenamento, equipados com duas motopodas, dois podadores e uma escada extensíveis. São ideais para podas de árvores que interfiram na sinalização (tapando placas de trânsito, por exemplo), em fachadas ou na iluminação pública.

Os 20 veículos restantes – todos munidos com três motosserras e duas motopodas de última geração, farão podas mais complexas. No total, 10 serão para podas com altura máxima de 24m; 5 para manejos arbóreos com altura máxima de 18m e 5 para executar serviços com altura máxima de 13m
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