Translate

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Lixo no Rock in Rio: Comlurb recolhe 162,2 toneladas de resíduos nos primeiros dias do festival


Foram recolhidas 15 toneladas a menos que em 2017. 
.

Acúmulo de lixo podia ser visto em vários pontos da Cidade do Rock nesta sexta — Foto: Nicolás Satriano/G1
Acúmulo de lixo podia ser visto em vários pontos da Cidade do Rock nesta sexta — Foto: Nicolás Satriano/G1

No primeiro fim de semana de Rock in Rio 2019, a Comlurb recolheu 162,2 toneladas de resíduos da Cidade do Rock. O montante é 15 toneladas menor do que o recolhido no primeiro fim de semana da última edição, em 2017: 177 toneladas.

Do total, 65,9 toneladas foram recolhidos de resíduos de orgânicos e 96,3 toneladas tinham potencial de reciclagem. A quantia representa a soma dos três dias do primeiro fim de semana do evento (27 a 29 de setembro) e do evento-teste que ocorreu na quarta-feira (24).

A Comlurb, estatal vinculada ao município para a limpeza urbana, foi contratada pela organização do Rock in Rio. A empresa venceu a licitação e firmou um contrato com a empresa Rock World S.A., gestora do festival, no valor de R$ 1.925.976,83, segundo a prefeitura.

10 multados fora da Cidade do Rock

O Programa Lixo Zero, que atuou no entorno do Parque Olímpico, multou 10 pessoas no primeiro fim de semana de festival: uma por urinar em vias públicas e nove pelo descarte irregular de pequenos resíduos. Dentro do parque, não há multa por ser uma área particular.

"A Companhia informou que disponibilizou 1.143 garis e 158 agentes de limpeza urbana para executar os serviços de varrição e limpeza das áreas de circulação do público, VIP, arenas 2,3 e velódromo, palcos e camarins, além de banheiros e postos de saúde", diz a companhia.

"Os garis estão atuando na parte interna em três turnos, com o apoio de 18 caminhões compactadores, um caminhão gaiola, quatro caminhões pipa, um mini basculante, duas varredeiras, 19 vans e 58 sopradores. Foram colocados na área interna 2.000 contêineres, sendo 1.000 com adesivos azuis para orgânicos e 1.000 com identificação na cor verde para os resíduos potencialmente recicláveis para o descarte correto de lixo. Na área externa, atuam mais 169 garis também em três turnos, com o apoio de nove veículos, incluindo caminhões compactadores e pipa, além de 30 sopradores. A área externa conta com 160 contêineres", acrescenta a companhia.

Nenhum comentário: