Translate

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Partindo para o quinto presidente!

A rotatividade afeta as instituições, pois, é comum cada mudança de Gestor em Cargo em Comissão em nível estratégico, como Secretários Municipais na Administração direta ou Presidentes de empresa na Administração Indireta, ser acompanhada por uma onda de exonerações e nomeações também nos níveis táticos. Pior, o fenômeno chega até nos níveis operacionais, aqueles que detêm o conhecimento do funcionamento da máquina pública. 

A rotatividade da atual legislatura é um ponto fora da curva se comparada com a anterior que, após a composição inicial do secretariado, promoveu somente duas alterações anunciadas ao longo dos quatro anos de mandato. 

Confirmando a volatilidade das designações de Gestores Estratégicos é o caso da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – COMLURB que após ter somente quatro Presidentes em 22 anos antes de 2016, passou para uma situação de quatro Presidentes do início de 2017 até a presente data. 

COMLURB terá mais um presidente, o quinto em 30 meses? 

Uma governança insulada de interesses eleitoreiros é condição sine qua non para enfrentar os desafios orçamentários atuais. 



De olho na reeleição, Crivella também pode fazer mudanças na Comlurb
Prefeito do Rio, que criou duas novas secretarias para abrigar novos aliados, planeja troca-troca no comando da companhia de limpeza urbana
 
POR CÁSSIO BRUNO




Após escapar do impeachment e de olho na reeleição no ano que vem, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), deve promover uma nova dança das cadeiras para atrair mais partidos aliados. O alvo, agora, é a Comlurb. O presidente da Câmara, Jorge Felippe (MDB), indicou Paulo Mangueira, atual diretor de limpeza urbana, para ocupar a presidência da companhia no lugar de Tarquínio Almeida, apadrinhado pelo vereador Paulo Messina (PRTB), ex-homem-forte do prefeito na Casa Civil. Nesta quarta-feira, inclusive, Felippe, que votou contra o afastamento de Crivella, esteve no prédio da prefeitura, na Cidade Nova.

Nenhum comentário: