Translate

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

VALPARAISO - CHILE


Encontrei na parte alta de Valparaiso no Chile ruas sinuosas, vielas e escadarias que podem ser descritas como um bairro boêmio artístico tal qual Santa Tereza no Rio de Janeiro misturado com o que deverão ser as comunidades pacificadas com UPPs daqui a alguns anos após intervenções urbanísticas e de serviços que vem a reboque com o programa municipal “UPP Social”.
O fluxo de resíduos das vielas para os logradouros em Valparaiso é semelhante ao encontrado em comunidades no Rio de Janeiro. As vielas, tal qual pequenos afluentes, descarregam sua carga em pontos nos logradouros onde os equipamentos convencionais de coleta de lixo circulam, então, na boca de cada viela faz-se um ponto de lixo que apesar de necessário é incomodo aos olhos.
A questão parece ter dois focos de solução:
1) aumentar a freqüência de passagem dos equipamentos para reduzir a visibilidade do resíduo constantemente recebido das “vielas-afluentes”, e, ou,
2) reconhecer e aceitar a existência do ponto de acumulação de resíduos e melhorar a ambiência através de projetos urbanísticos.






Nenhum comentário: