Translate

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O que sua cidade quer?

Valos relacionar a capacidade das pessoas sujarem com a capacidade de um Sistema de Limpeza Urbana limpar. Potencialmente a capacidade de sujar é sempre maior que a de limpar por ser mais fácil atirar algum lixo no chão que varrê-lo, coletá-lo e transportá-lo para um destino final adequado. Temos uma desigualdade onde o elemento “A”, potencial para sujar, é maior que o elemento “B”, potencial de limpar: A > B.
Também é irreal tentar fazer com que B superar A, não podemos ter equipamento e efetivo de prontidão para cada oportunidade que uma pessoa tem de sujar sua cidade. Não é dobrando a frota de caminhões ou trabalhadores que teremos uma cidade mais limpa, teremos uma cidade que se limpa mais, a um custo equivalente para esta opção.
Primeiro temos que buscar formas de reduzir o potencial de sujar através da coerção ou colaboração das pessoas envolvidas com o elemento “A”. Cooptar a população é a forma de reduzir o elemento “A” fazendo com que as pessoas não queiram optar pelo caminho simples de jogar o lixo no chão.
Depois temos que aumentar o elemento “B” tornando o Sistema de Limpeza Urbana não maior, mas mais eficiente e produtivo. Isto se obtém com melhores práticas de gestão e capacitação dos gestores responsáveis por estas práticas.
Então, reduzindo o elemento “A” e aumentando o elemento “B” é certo que a desigualdade se reduz e obtemos uma melhor limpeza. Atentos, no entanto que “A” sempre será alguma coisa maior que “B” pois sempre temos o carona (free rider) em questões de ação coletiva.

As questões fundamentais são: O que sua cidade está fazendo para reduzir “A”? O que sua cidade está fazendo para aumentar “B”? Qual nível de desigualdade entre “A” e ”B” sua cidade está disposta a aceitar?

Nenhum comentário: