Translate

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Um bilhão jogados no lixo!



“Um bilhão de reais por ano para limpar acidade do Rio de Janeiro! Nossa! É muito dinheiro para ser usado em Limpeza Urbana!” Essa é inegavelmente a primeira coisa que passa pela cabeça. Podemos ficar neste ponto e passar adiante que custa caro limpar a cidade, que o povo é sujo, que deve haver desperdício gerado por falta de gestão.

Por outro lado podemos relativizar a informação considerando algumas outras importantes informações. Afinal de contas são seis milhões de habitantes em uma cidade turística e há muito tempo que a “limpeza” deixou de ser somente limpeza.

Um bilhão per capita é o equivalente a pouco mais que 45 centavos por dia para cada morador. Compare isso com o custo de uma ligação no seu celular, ou com o custo do seu ultimo chope. Isso é relativizar. O número absoluto em si é alto, quem não quereria um bilhão no bolso? Um bilhão em um bolso é completamente diferente que um bilhão em seis milhões de bolsos.

“Limpeza Urbana” é o serviço de varrição das ruas e a coleta de lixo, certo? Parcialmente certo. O bilhão da limpeza também inclui a limpeza de hospitais reduzindo o risco de infecção hospitalar, a limpeza de escolas municipais e, pasmem, a preparação da merenda escolar, o manejo das árvores da cidade com a poda e eventual destoca, a reforma de praças, a limpeza da areia da praia, a limpeza de comunidades com acesso diferenciado, o corte de grama, limpeza de grandes eventos, e várias outras pequenas coisas que classicamente não seriam consideradas “Limpeza Urbana”. Coisas que em cidades (sem uma Companhia responsável por tudo isso que custa um bilhão) seriam desmembradas em vários contratos com vários responsáveis fracionando o valor total.

É claro que poderia ser mais barato, talvez se não se jogasse tanto lixo na rua, se após a praia levássemos embora o lixo, se as encostas não fossem lixeiras, coisas simples desse tipo. A Cidade do Rio de Janeiro é como uma dona de casa desleixada descarregando coisas pela casa porque sabe que tem uma boa empregada para por as coisas em ordem.


Audiência Pública - Orçamento 2013 - Comlurb e RioLuz - 31.05.2012 from Rio TV Câmara on Vimeo.

Nenhum comentário: