Translate

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Em pesquisa, carioca reconhece ter culpa pela sujeira da cidade

Publicada em 23/11/2009 às 23h50m O Globo
Fábio Vasconcellos

RIO - O carioca se sente incomodado com a poluição de praias e lagoas, além do acúmulo de lixo m ruas e praças. Mas, curiosamente, ele sabe que poderia ajudar a manter a cidade mais limpa. Os dados de uma pesquisa da ONG Rio Como Vamos/Ibope revelam que os moradores do Rio dão as piores notas para a poluição das lagoas (3,6), praias (4,8) e a sujeira das ruas (3,8). Por outro lado, 83% dos entrevistados afirmam que "os cariocas podem contribuir com a limpeza das praias, evitando sujá-las". Apenas 14% consideram que a responsabilidade é apenas da prefeitura.
- Os dados nos levam a crer que o carioca está contribuindo pouco para a limpeza da cidade. Acho até uma injustiça com a Comlurb, que faz um bom trabalho. O carioca critica a sujeira, mas, para ele, é sempre o outro que polui. Se você for no final de um dia à praia, vai notar a impressionante quantidade de lixo deixada pelos banhistas. É um hábito que o carioca tem, de jogar lixo na rua, que ainda não foi superado - diz Rosiska Darcy de Oliveira, presidente do Rio Como Vamos.
No Centro, um homem despeja um copo de café no canteiro de uma árvore / Foto: Marcelo Piu - Arquivo
A pesquisa da ONG foi realizada com 1.358 pessoas, em agosto deste ano, e tinha como objetivo avaliar a percepção do carioca sobre a cidade. A contradição dos moradores, que acham tudo muito sujo e sabem que poderiam colaborar mais com a Comlurb, é facilmente percebida nas ruas. Em julho deste ano, uma equipe do GLOBO percorreu as ruas do Centro e flagrou como é difícil manter os logradouros limpos. Minutos após um gari da Comlurb varrer a Rua São José, por exemplo, uma senhora passou e jogou um guardanapo no chão. Na mesma via, um rapaz engravatado atirou uma embalagem de biscoito ao solo. Outro homem despejou um copinho de café no canteiro de uma árvore.
Um levantamento da Comlurb mostra que, em um mês, canteiros, calçadas e ruas da cidade recebem 7,8 mil toneladas de detritos jogados por pedestres e motoristas. A ouvidoria da Comlurb, por sua vez, recebeu no primeiro semestre deste ano mais de 1,6 mil denúncias de lixo jogado nas ruas. A pesquisa do Rio Como Vamos detectou outra contradição dos cariocas. Para 97% da população, é importante a coleta seletiva de lixo, mas apenas 40% dos moradores afirmam que fazem a separação dos detritos. Os entrevistados deram a maior nota para a qualidade da iluminação pública (5,8) do Rio. Apesar dos problemas da cidade, 64% dos moradores afirmam que moram no Rio por gostar do estilo de vida ou porque nasceram aqui e nunca tiveram vontade de se mudar.

Nenhum comentário: