Translate

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Desperdício de Mão de Obra



Imagine que cada gari desperdiça somente uma hora por dia sendo moroso no início do trabalho, letárgico nos deslocamentos do almoço, dando uma paradinha para resolver um negócio, outra paradinha para conversar com a vizinha, mais uma paradinha para olhar as notícias no jornaleiro (ninguém é de ferro!), mais uma paradinha esperando orientação do encarregado.

Se cada gari desperdiçar uma hora de trabalho, para um grupo de sete garis, na verdade somente seis trabalharam!

Repense, redimensione, reorganize.

Se for fazer empreitada ("tarefa") que ela seja superdimensionada para o tempo estipulado. Prefira eliminar totalmente o regime de tarefa.


Reduza os tempos de deslocamento para o almoço. Não há regulamento que exija o retorno a base para almoçar. Usar o refeitório é apenas uma opção.

Evite liberar o empregado durante a jornada para ir sozinho ao médico quando diz que está se sentindo mal. Chame os bombeiros ou SAMU! Com o tempo a quantidade de casos de garis passando mal durante a jornada se reduzirá.

Não compense uma falta ao trabalho com uma folga. Determine sempre os dias de folga e desconte os dias de falta.

Se cada Gestor reduzir em meia hora o desperdício de tempo no trabalho cada um conseguirá tranquilamente um aumento da sua quantidade de garis.

Nenhum comentário: