Translate

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Os números do Reveillon

Como na apuração de resultado de toneladas de limpeza do Carnaval já escutei de pessoas bem conceituadas coisas como "tem que aumentar a estimativa para mostrar que está bombando" e "coloca qualquer coisa porque ninguém vai checar", os números podem ser eventualmente reflexo de algum viés.

Para a apuração de tonelagem do Reveillon o viés é metodológico: 

O material transportado nos caminhões simplesmente não é pesado pois demoraria muito tempo para divulgar o resultado real da operação na imprensa. 

É utilizada uma tabela padrão de peso estimado por tipo de viatura elaborada a muito tempo atrás. A tabela indica quanto levaria um tipo de caminhão se estiver cheio ou meio cheio, só isso. Os responsáveis pela limpeza dos diversos setores de praia usam a tabela para estimar com pouca acurácia o resultado de seu trabalho.

-"Tenho dois caminhões e cada um deu uma viagem cheia, pela tabela isso dá tantas toneladas"... Isso vai se juntando até o valor final divulgado para a imprensa.

Vale como ordem de grandeza, uma estimativa, ainda que grosseira. Mas não vale para avaliar o sucesso de público do Reveillon, ou como reflexo de civilidade dos festejos, ou qualquer outra referência técnica.

Veja a progressão do resultado do Reveillon utilizando reportagens pesquisadas no Google







Praias lotadas no primeiro dia de 2020 atrasam trabalho de limpeza da Comlurb

Foram recolhidos da Praia de Copacabana 351 toneladas, de um total de 762 em toda a cidade. Muita gente que curtiu o réveillon na orla não deixou o local e muito mais gente chegou ao longo da manhã desta terça-feira

Publicado às 11h32 de 01/01/2020 - Atualizado às 15h21 de 01/01/2020

Comlurb recolhe 762 toneladas de resíduos em toda a cidade, 351 delas somente em Copacabana
Comlurb recolhe 762 toneladas de resíduos em toda a cidade, 351 delas somente em Copacabana  Estefan Radovicz / Agência O D


Rio - O primeiro dia de 2020 tem muito sol e praias lotadas nesta quarta-feira. Em Copacabana, palco da festa de réveillon e que atraiu 2,9 milhões de pessoas, a quantidade de banhistas dificultou o trabalho de limpeza da Comlurb, que estava previsto para acabar às 10h, mas atrasou. Somente no bairro, foram recolhidas 351 toneladas, de um total de 762 em toda a cidade.

Segundo um encarregado da companhia de limpeza, o atraso seria de ao menos uma hora e meia para a limpeza de 100% da praia. Muita gente que curtiu o réveillon na orla não deixou o local e não para de chegar mais gente.

Às 10h as pistas da Avenida Atlântica já estavam lavadas com água de reuso e entregues ao tráfego de veículos. Na Barra da Tijuca foram 142 toneladas, em Ipanema/Leblon, 90, no Recreio, 63, no Piscinão de Ramos, 17, e na Ilha do Governador, 32,5 toneladas, entre outros pontos. A pré-limpeza de Copacabana iniciou às 20h do dia 31 até as 5h do dia 1°, com o recolhimento de 46 toneladas de resíduos, sendo cerca de 4,5 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. 

A Companhia utilizou 3.420 funcionários distribuídos nos diversos pontos de festejo, com apoio de 177 veículos, entre eles caminhões basculantes, compactadores, do tipo gaiola e pipas, e mais 35 equipamentos, como pás mecânicas, mini pás e tratores de praia. Foram instalados 1.315 contêineres e 140 caixas metálicas de grande capacidade.

"Fizemos uma megaoperação de limpeza em todos os pontos de festa. O Réveillon requer um planejamento extremamente complexo, e o executamos sem percalços, dentro do que estabelecmos. O trabalho fluiu tranquilamente, os próprios garis têm orgulho de trabalhar na praia durante o Réveillon", afirmou o presidente da Comlurb, Paulo Mangueira.

Além dos 120 funcionários atuando apenas na coleta seletiva, foram colocadas quatro tendas ao longo da Avenida Atlântica para receber os materiais potencialmente recicláveis. Os materiais foram levados para um depósito localizado no Caju, Região Portuária, onde será separado para saber o que poderá ser reciclado. 

Nenhum comentário: