Translate

terça-feira, 12 de março de 2019

Comlurb no Carnaval 2019

A mensagem diz:
Missão dada é missão cumprida! A Comlurb finaliza a operação Carnaval 2019 com eficiência e êxito. Durante os dez dias de folia, a empresa recolheu 1.227 toneladas de resíduos na cidade. Parabéns às equipes!
E o filme é bem feito:


Os empregados que demonstraram o empenho e dedicação na execução dos serviços de limpeza do Sambódromo e dos blocos, repetindo diligentemente os métodos operacionais desenvolvidos ao longo de tantos carnavais, merecem inegavelmente respeito, admiração e reconhecimento.

São soldados´do Exército Laranja, cabe-lhes executar o serviço com esmero, independente de práticas que podem estar por trás da festa.

Exame e questionamento sobre os resultados do Carnaval.

Os números consolidados no Sambódromo costumam ser mais acurados pois são fruto de pesagens das viaturas com dedicação exclusiva para o serviço. Os números dos blocos são uma combinação de pesagem de veículos com estimativas visuais não padronizadas. Então, existe incerteza sobre a exatidão dos números finais, que podem, no entanto, indicar uma ordem de grandeza do real.

Como já escutei de pessoas bem conceituadas coisas como "tem que aumentar a estimativa para mostrar que está bombando" e "coloca qualquer coisa porque ninguém vai checar", os números podem ser eventualmente reflexo de algum viés.

Pelos números divulgados desde 2015, quando o resultado dos blocos pela primeira vez superou o do Sambódromo, havia uma queda considerável no total de resíduos coletados no Sambódromo, caindo 48% de 2015 para 2016 e 34% de 2016 para 2017. Alterando a tendência houve um aumento de 100% de 2017 para 2018 e 27% de 1018 para este ano.  Para os blocos houve uma queda de 14% de 2016 para 2017 para voltar a crescer no ano seguinte e depois.

Para a quantidade de multas emitidas pelas equipes do Lixo Zero pode-se observar uma queda contínua ano a ano. Algo que já foi mais que três multas por tonelagem removida em 2016 e 2017, reduziu para apenas uma multa para cada tonelada em 2019.


Analisando friamente os números podemos levantar as seguintes hipóteses conflitantes:
A otimista que o carnaval está cada vem mais intenso refletindo na geração dos resíduos  e também mais ordenado e consciente refletindo na queda de emissão de multas para quem urina na rua. 
A pessimista que não houve interesse em emitir multas diante de uma desordem visível e a quantidade de resíduos recolhidos tem que ser alta para mostrar que a coisa "está bombando" apesar de alguma críticas.
A resposta não está nos números, nos gabinetes ou nas declarações, está na percepção do carioca folião. Ele sabe se a coisa bombou ou se a coisa bombou!




Resultado divulgado de 2019
Resultado divulgado de 2018
Resultado divulgado de 2017
Resultado divulgado de 2016
Resultado divulgado de 2015

Nenhum comentário: