Durante o verão, o Protocolo de Resposta e Pronto Emprego desenvolvido em 2016 é uma importante iniciativa para garantir o uso coordenado de recursos com o objetivo de mitigar com alta eficácia os transtornos que ocorrem devido à chuvas comuns neste período.
Para obter alta eficácia no emprego de recursos em um ambiente de emergência operacional é fundamental haver uma preparação prévia. O PRPE determinava um Programa de exercícios nos seguintes moldes:
De modo a garantir a permanente operacionalidade do PRPE, os ajustes de planejamento e a validação dos pressupostos nele contidos, serão realizadas não menos que duas simulações anuais, preferencialmente nos meses de outubro e novembro.
Os simulados poderão envolver o teste em qualquer um dos níveis de resposta os quais serão descritos de forma mais aprofundada adiante, e ser alternadamente do tipo MESA ou PRÁTICO, conforme cronograma a ser definido em conjunto com a Direção da Empresa
Sem o programa de exercícios que não acontece desde 2017 o PRPE perde oportunidades de aprendizado e melhorias contínua, deixando de contribuir para a resiliência urbana
Nenhum comentário:
Postar um comentário