A Prefeitura do Rio, por meio da Companhia Municipal de Limpeza Urbana – Comlurb, realizou no último sábado (10) mais uma etapa do programa “Comlurb Comunidades – Limpando geral”, que vai levar pacotes de serviços da empresa para comunidades da cidade.
A iniciativa busca reforçar a presença do Município nestas áreas. Na ação, que utilizará 310 funcionários e 40 veículos, a Comlurb integrará suas unidades de pronto-emprego para solucionar demandas extraordinárias em pontos específicos de cada região.
O Comlurb Comunidades – Limpando Geral terá edições em todos os sábados de junho. Em sua segunda etapa, a ação vai beneficiar as seguintes localidades: Santa Marta, em Botafogo (Zona Sul); Aço, em Santa Cruz (Zona Oeste); Gardênia Azul, em Jacarepaguá (Zona Oeste); e Rio D’Ouro e Dr. Miguel Dibo, ambas em Irajá (Zona Norte). Todas foram selecionadas pelo corpo técnico da Companhia que, por meio de vistorias de rotina, identificou necessidades extraordinárias.
“A Comlurb sempre esteve presente nas comunidades cariocas. No entanto, ações integradas são necessárias para melhor atender as expectativas das pessoas”, analisa o presidente da Comlurb, Gustavo Puppi.
A primeira edição do programa Comlurb Comunidades – Limpando geral recolheu cerca de 230 toneladas de resíduos no Morro da Mineira, no Catumbi, na Favela Boogie Woogie, na Ilha do Governador, também na Zona Norte; e no Morro do Banco, no Itanhangá, e localidades do Complexo do Cesarão, em Inhoaíba, na Zona Oeste. Cerca de 300 homens e mais de 40 veículos tomaram parte na etapa.
Dentre os serviços que serão realizados, estão a limpeza de encostas por rapel, capina, roçada, varrição e remoção de entulho. O efetivo empregado será de 300 garis, assistentes e operadores de máquinas, que utilizarão, entre outros, caminhões compactadores, basculantes e pás mecânicas.
Com tudo devidamente limpo e equacionado, serão empregadas ações de conscientização, por meio de apresentações musicais do Grupo Chegando de Surpresa, formado por garis, para chamar a atenção da população para os bons hábitos e práticas, e a necessidade de manutenção do grau de limpeza alcançado. Também serão distribuídos panfletos informativos que explicam a forma correta de descartar os resíduos sólidos, onde armazená-lo, e o horário de passagem do caminhão que faz a coleta, por exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário