Translate

sábado, 3 de outubro de 2020

O futuro da frota de viaturas leves administrativas já está virando passado...

Porque não fazer?

Em agosto de 2017 houve uma tentativa de normatizar o uso da frota de veículos leves da Comlurb visando concentrar seu uso nas atividades operacionais e de fiscalização e prescindir do motorista em alguns casos, no entanto, a iniciativa foi revogada após a mudança de administração da Companhia.

Fazia parte da ideia na época, que os veículos destinados à transporte administrativo ou executivo fossem suprimidos do contrato de locação e substituídos por um modelo semelhante ao TaxiGov do Governo Federal, utilizando taxis ou plataformas tipo Uber ou Cabify.


Governo do Rio lança aplicativo de transporte para servidores

O objetivo do governador em exercício, Cláudio Castro, é gerar uma economia anual de R$ 23 milhões. Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

Um decreto publicado nesta sexta-feira (dia 2) no Diário Oficial estabelece regras para o uso dos veículos que atendem ao Estado do Rio, como a proibição de transporte de servidores da residência para o serviço, exceto em casos de necessidade comprovados e autorizados.

A medida faz parte de um conjunto de outras normas para redução do número de carros alugados pelo estado, da frota própria de veículos e também de carros de representação que atendem a autoridades e às administrações direta e indireta. O objetivo do governador em exercício, Cláudio Castro, é gerar com isso uma economia anual de 34%, correspondente ao valor de R$ 23 milhões.

Além disso, o governo passou a adotar o RJ Mobi, um aplicativo de transporte para ser usado pelos servidores em compromissos de trabalho, que pode ser acionado pelo celular ou computador.

Segundo o governo, o aplicativo vai proporcionar uma redução de 13% nos gastos com transportes de servidores.

O RJ Mobi vai funcionar de forma semelhante aos aplicativos que existem no mercado. O servidor entra na loja de aplicativos, baixa a ferramenta no celular, realiza um cadastro e espera a autorização para começar a utilizar o sistema, que também poderá ser acessado pelo endereço www.coopataxi.com.br.

A rota e os horários de saída e de chegada serão registrados e fiscalizados pelos usuários supervisores, que deverão ser indicados pela autoridade máxima de cada órgão. Caso o meio de transporte seja utilizado de forma irregular, o servidor estará sujeito à sindicância e sanção administrativa. Somente servidores cadastrados e autorizados poderão utilizar.

Nenhum comentário: