Apelidados de "elefantinho" por causa do tubo de aspiração, equipamentos semelhantes aos das fotos já foram foram testados por algum tempo no Rio de Janeiro em 2010 .
É sedutor utilizar na Cidade do Rio de Janeiro equipamentos semelhantes aos europeus que automatizam alguns serviços nos logradouros. Normalmente são visualmente atrativos e mechem com nossa imaginação.
Ao testar algum equipamento primeiro devemos nos convencer se sua real utilidade: O equipamento chega aos lugares que queremos? Sobe uma sarjeta? É manobrável? Varre realmente? Coleta realmente?
Estamos convencidos que o equipamento é bom então vamos para a parte de manutenção: Existem peças de reposição ou teremos que esperar sua importação de algum lugar distante e complicado? A manutenção é simples ou exigirá especialização dos mecânicos? O operador que temos conseguirá mexer em todos os botões, ler os mostradores, completar os fluidos?
Finalmente a pergunta derradeira para a realidade local: Não é melhor fazer manualmente? Não é mais barato fazer manualmente? Alguns garis trabalhando com vassouras e pás não seriam tão produtivos quanto o equipamento?
Os “Elefantinhos” ainda não encontraram seu espaço na Cidade do Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário