Translate

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Mais um elefantinho...

Apelidados de "elefantinho" por causa do tubo de aspiração, equipamentos semelhantes aos das fotos já foram foram testados por algum tempo no Rio de Janeiro em 2010

É sedutor utilizar na Cidade do Rio de Janeiro equipamentos semelhantes aos europeus que automatizam alguns serviços nos logradouros. Normalmente são visualmente atrativos e mechem com nossa imaginação.

Ao testar algum equipamento primeiro devemos nos convencer se sua real utilidade: O equipamento chega aos lugares que queremos? Sobe uma sarjeta? É manobrável? Varre realmente? Coleta realmente?

Estamos convencidos que o equipamento é bom então vamos para a parte de manutenção: Existem peças de reposição ou teremos que esperar sua importação de algum lugar distante e complicado? A manutenção é simples ou exigirá especialização dos mecânicos? O operador que temos conseguirá mexer em todos os botões, ler os mostradores, completar os fluidos?

Finalmente a pergunta derradeira para a realidade local: Não é melhor fazer manualmente? Não é mais barato fazer manualmente? Alguns garis trabalhando com vassouras e pás não seriam tão produtivos quanto o equipamento?

Os “Elefantinhos” ainda não encontraram seu espaço na Cidade do Rio de Janeiro






 

Nenhum comentário: