Translate

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Escala “Beaufort” aplicada a Limpeza Urbana.


Imagine poder atribuir a um logradouro um valor de limpeza através da comparação do que é observado no local com uma imagem ou descrição representativa de um nível padrão discutido e aceito em uma escala variando do totalmente limpo ao "tsunami" após um evento de milhares de pessoas.

Algo tipo: “este logradouro está com limpeza nível 5 porque o que eu observo está parecido com minha escala padrão nível 5. O logradouro virando a esquina está com limpeza nível 2 porque está parecido com a descrição da escala padrão 2”

Podem-se obter médias, controles estatísticos, metas utilizando este conceito de Escala “Beaufort” aplicada a Limpeza Urbana. 





Escala Beaufort

As primeiras informações sobre escalas de vento datam do início dos anos 1700. Eram usadas pelos navegadores para estimar a força dos ventos, a partir da observação do seu efeito sobre o aspecto da superfície do mar. Em 1806, o Contra-Almirante britânico Francis Beaufort, um Hidrógrafo, descreveu em seu diário, pela primeira vez, a escala que leva seu nome. Naquela época, era o Comandante do HMS Woolwich, um Navio empregado em levantamentos hidrográficos. A escala foi posteriormente alterada de 14 para 13 níveis, como hoje conhecemos, pelo próprio Beaufort. 

A escala Beaufort foi oficialmente utilizada, pela primeira vez, em 1831, a bordo do HMS Beagle, na famosa expedição em que Charles Darwin participou. 













Nenhum comentário: