Translate

sábado, 29 de janeiro de 2011

Nova Friburgo - Prefeitura


É importante elogiar o verdadeiro empenho e dedicação dos profissionais da Cidade do Rio de Janeiro que em uma área de trabalho totalmente estranha e adversa souberam despertar sentimentos de reconhecimento, esperança e auto estima na população da cidade de Nova Friburgo

Nova Friburgo - Dia de ir embora - Av Comandante Bittencourt


quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Nova Friburgo - Av. Euterpe Friburguense





A Av. Euterpe Friburguense foi visitada vários dias com raspagem, remoção, varredura e finalmente lavagem. Um logradouro largo muito comercial e com forte trafego exigiu muita atenção com a segurança.

Nova Friburgo - Lavagem da Praça dos Suspiros

A Praça dos Suspiros no Centro de Nova Friburgo foi devastada por deslizamentos de terra da encosta onde havia o hotel com teleférico. Principal ponto turístico da cidade demandou uma carga de trabalho muito grande em remoção de resíduos realizada pela Comlurb e empreiteiras contratadas pelo estado.No dia 27 de janeiro estávamos executando a lavagem da praça recuperando seu bom aspecto para uso da população. A lavagem PE um serviço prazeroso pois dá a sensação que as coisas estão se completando e o lugar finalmente está limpo.




segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mulheres na Coleta Domiciliar




O filme apresenta experiência de mulheres executando serviço de coleta domiciliar. .No Rio de Janeiro existe um "dogma"que diz ser proibido usar mulheres em Coleta Domiciliar. Mas acredito que a restrição seja somente a carga que a mulher é permitida transportar. .No filme o roteiro parece ser bem leve mais parecido com o roteiro de coleta seletiva que a coleta ordinária. .Em um momento de tanta valorização da força feminina montar uma guarnição de coleta feminina, ainda que restrita a roteiro de coleta seletiva, acredito ser uma oportunidade de valorizar também a imagem da empresa.

Lutocar em Madri






(Fotos de Sebastião Alve Neto)

Satélite em Madri






Mais um exemplo de caminhão satélite para a remoção rápida de lixo público.

(Foto de Sebastião Alvis Neto)

Carretas multiuso




O uso de “carretas multiuso” oferece oportunidade de aumentar a flexibilidade de uso e produtividade das viaturas leves quando equipadas com engates rápido (pino-bola). Podem rebocar diferentes tipos de reboque aumentando ainda mais o seu uso operacional. Da mesma forma os engates existentes nos caminhões basculantes podem rebocar carretas maiores de diferentes propósitos, até mesmo carretas basculantes.




Uma “carreta multiuso” com a função de Pipa evidentemente é mais barata que um caminhão. Pode ser a oportunidade de aumentar a quantidade de equipamentos em relação aos caminhões pipa existentes garantindo sua presença do serviço em todas as Regiões Administrativas: .


Pode-se utilizar o conceito de “carretas multiuso” para transporte de microtratores roçadeira liberando o uso de viatura Poliguindaste para o transporte de caixas metálicas com resíduos.

Com opções maiores ou menores, as carretas podem transportar material e ferramentas, bem como atuar rapidamente em remoções de lixo público. Desta forma o conceito de “carretas multiuso” pode também aumentar a flexibilidade do uso das viaturas leves locadas por meio de instalação de engates rápido (pino-bola)


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Nova Friburgo - Como raspar a lama se a água não escoa?



A primeira atenção que a equipe deu foi buscar formas de restabelecer minimamente o sistema de drenagem limpando caneletas, procurando e desobstruindo ralos e no extremo cavando valas para escoar a água direto para o rio .











Nova Friburgo - Praça dos Suspiros - Teleférico

Nova Friburgo - Comentário Inicial



Eu estava como gerente da Tijuca quando o dia 12 de março de 1998, a estação do bairro Alto da Boa Vista marcou 327,2 milímetros de chuva, dando origem a uma forte enchente ao longo do Rio Maracanã. Pela primeira vez eu vi carros uns sobre os outros, lama dentro de casas e em logradouros principais, remoções de viagens de carreta cheias de terra em um único logradouro, coisas desse tipo.O que eu experimentei em 1998 e também em abril de 2010 no Rio de Janeiro em nada se compara com o que vi em Nova Friburgo. Pondo de lado a tragédia da perda de vidas nos vários deslizamentos, Nova Friburgo estava com todo centro da cidade e sua área turística urbana: a Praça dos Suspiros, o teleférico, as Avenidas Galdino de Valle Filho e Comandante Bittencourt, totalmente tomada por grossas camadas de lama.http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/04/07/prefeitura-registra-2134-desabrigados-no-rio.jhtm

Nova Friburgo - Comboio na estrada


Prefeitura do Rio envia garis para ajudar na recuperação de Nova Friburgo .

http://http//g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/nova-friburgo-vive-caos-depois-da-chuva-nao-ha-luz-agua-e-sinal-de-telefonia.htmlonia.html.

.

(Esse de colete sou eu embarcando equipamentos)

250 profissionais e equipamentos da Comlurb vão trabalhar na limpeza e desobstrução das vias da região.
14/01/2011

A Prefeitura do Rio criou uma força-tarefa de limpeza urbana para ajudar a cidade de Nova Friburgo, um dos municípios mais atingidos pelas chuvas desta semana na Região Serrana. Na manhã desta sexta-feira, dia 14, a Comlurb enviou 250 garis para ajudar na limpeza e recuperação da cidade de Nova Friburgo. Um comboio com dez ônibus saiu às 7h20 da Gerência de Emergência da Comlurb, em São Cristóvão, e está sob a coordenação do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, e da presidente da Comlurb, Ângela Fonti. 

Osório comentou sobre essa parceria da Prefeitura do Rio com a cidade de Nova Friburgo e explicou como será o trabalho dos garis na região. 

- Nós montamos uma força-tarefa composta de garis da Comlurb, maquinário e equipamento especial para ajudar na remoção de entulho, de escombros e liberação das vias. Enfim, para poder ajudar aquela cidade a voltar a ter uma vida normal o mais rápido possível. Todos esses garis são experientes, já trabalharam no Rio em momentos adversos de alagamentos e chuvas. Nossa participação será na região central de Nova Friburgo, para liberar a área para que as pessoas e os veículos possam voltar a transitar e o comércio voltar a funcionar. 

Os garis da Comlurb usarão roupas e equipamentos especiais para chuva e lama. A companhia também cedeu quatro carretas, três caminhões basculante trucado, quatro carros-pipa, duas pás mecânicas, duas minipás mecânicas, uma van de Operações Especiais, seis veículos de apoio e um micro-ônibus, além de diversas enxadas, motosserras, chaves de ralo e carrinhos de mão. 

- Vamos trabalhar em parceria com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e com a Prefeitura de Nova Friburgo. A Prefeitura do Rio se solidariza com a situação das cidades da Região Serrana e quer colaborar ao máximo neste momento de aflição que vivemos aqui no nosso estado do Rio de Janeiro - disse Osório. 

Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Beth Santos e J.P.Engelbrecht

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

LIMPEZA DO COMPLEXO DO ALEMÃO


Diferencial - O gari da Lapa

http://www0.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1406

“Mas é quando a noite cai que a Lapa mostra porque já se firmou como atração cultural da cidade”. Restaurantes, bares, casas noturnas fervilham do berço da boemia carioca. Tamanha movimentação resulta obviamente em maior geração de lixo exigindo equipe específica para sua manutenção.

A forma de diferenciar esta equipe de intenso serviço noturno e vincula-la irremediavelmente à ambiência do local, os garis foram “equipados” com chapéu de malandro característico da antiga boemia frequentadora lá pelos idos dos anos 50.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fácil para uns e difícil para outros



@ILEGALeDAI
Os pontos laranja são garis pendurados no talude para remover toda sorte de resíduos jogados por moradores da comunidade. O pequeno esforço de transportar dia a dia um pequeno saco de lixo para o lugar correto é substituído pelo menor esforço de jogar o lixo pela janela. Com este comportamento toda a energia economizada pelos moradores morro abaixo é gasta pelo grupo de garis morro acima.
Para os moradores é fácil jogar tudo pela borda de suas janelas, para o vizinho é fácil (rápido, eficiente e justo) reclamar digitalmente e para os garis... é difícil recolher tudo.

Dejetos ameaçam encosta no Catete
Publicada em 11/01/2011 às 23h32m
Isabela Bastos, Luana Soares e Natanael Damasceno
RIO - Após décadas infernizando a vida de moradores da vizinhança, o lixo e o entulho jogados em uma das encostas do Morro Santo Amaro, no Catete, devem finalmente ter um destino. Depois de uma reclamação feita pelo internauta Leonardo Brito através do perfil @ILEGALeDAI , no Twitter, a Comlurb prometeu não só limpar o local com uma força-tarefa, mas manter uma equipe de seis garis para evitar que os detritos voltem a se acumular.
Gerson Mallet, gerente regional da Comlurb, diz que a limpeza da área estava a cargo dos garis comunitários do Morro do Santo Amaro. E que a coleta de lixo teria ficado prejudicada com a decisão da Justiça Trabalhista, no ano passado, de interromper o programa. Mallet reconheceu que a situação na comunidade é grave e prometeu enviar ainda hoje a força-tarefa para a limpeza:
- O problema, no entanto, não é fácil. É preciso fazer um trabalho de conscientização dos moradores, que jogam o lixo direto das janelas. O ideal é que eles juntem o lixo e levem a um local onde nossos garis possam coletá-lo. Mas eles acabam preferindo jogá-los da janela mesmo. Vamos nos reunir com a associação de moradores para ver se podemos conscientizar a comunidade.

Pessoas que Guardam Lixo em Casa

.


Trata-se da Síndrome de Diógenes.

"O comportamento característico, descrito na literatura, inclui ainda sintomas como a negligência de autocuidados – alimentação e saúde. Mas o que mais chama a atenção é a tal mania de coletar coisas – até mesmo comida deteriorada. Independentemente da situação financeira da pessoa, ela tem receio de ficar pobre. O ponto que permeia todos estes sintomas é justamente a falta de autocrítica. Segundo suas próprias avaliações, os pacientes estão totalmente certos. Apesar de não haver estudo comprovado, segundo especialistas, mais de 50% dos casos de Síndrome de Diógenes são conseqüências de outros transtornos, como a demência, a depressão, paranóia, psicoses, esquizofrenias que se agravam com a idade e com o isolamento social e o Transtorno Obsessivo-Compulsivo." .

Acontece mais do que se imagina


Uso de Varredeira de Médio Porte



Filme de varredeira de médio porte em Paris.

Acredito que varredeiras de médio porte não são interessantes para logradouros principais de gerências regionais, mas são boas para logradouros secundários. As varredeiras de grande porte deveriam ser usadas somente em autopistas como a Avenida Brasil no Rio de Janeiro. As mini-varredeiras são interessantes somente como elemento de visibilidade, apoio a eventos ou áreas muito específicas como a Lapa Noturna.

Centro de Operações Rio

Centro de Operações da Cidade do Rio de Janeiro






É de deixar a boca aberta entrar na sala do telão do Centro de Operações. A sensação é que temos todas as informações necessárias no momento que as coisas acontecem. Tão impactante é a tecnologia aparentemente disponível que chegamos a ficar descrentes de sua eficaz utilização. Certamente midiático em dias normais é um local que esperamos nunca ver fervilhando , prefiro que seja condenado a um "cemitério de Odorico" e fique ocioso em sua capacidade de gerar crises.

Centro de Operações da Cidade do Rio de Janeiro

http://www.youtube.com/watch?v=hapwjbyQm9U

O Centro de Operações Rio foi inaugurado na manhã do dia 31 de dezembro de 2010, uma espécie de quartel general da Prefeitura do Rio, que vai integrar cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade. A inauguração contou com a presença do presidente do COI (Comité Olímpico Brasileiro), Jacques Rogge, e do prefeito Eduardo Paes.

Com o Centro, que já estará em operação durante o Réveillon, será possível antecipar soluções e minimizar as ocorrências, alertando aos setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como, por exemplo, chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos. O projeto é pioneiro no Brasil e fundamental para a organização de grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas.

Desenvolvido em parceria com uma empresa privada, este QG da prefeitura é o primeiro centro na linha mundial de cidades inteligentes que irá integrar todas as etapas de um gerenciamento de crise. Localizado na Cidade Nova, o moderno prédio é equipado com o que há de mais avançado em tecnologia para o gerenciamento de informações. O centro, que conta com 100 salas e cerca de 200 câmeras, funcionará 24h, sete dias por semana, com o objetivo de integrar e interconectar informações de todos os órgãos envolvidos.

ESPANHA - coletor lateral com containers metálicos


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CONTAINERS METÁLICOS EM COMUNIDADES

 

Proposta de Coleta em Comunidades - Referência Italiana



O caminhão compactador coleta lateralmente o container sem a necessidade de guarnição. No caso das fotos o caminhão também lavou o container recolocando-o no logradouro vazio e limpo.
A viatura apresentada na foto abaixo foi vista em Lucca na Itália. Por ser uma cidade medieval com logradouros muito estreitos a viatura semelhante a um poliguindaste com carregamento lateral transportava o container para uma praça onde um compactador o basculava. Esta viatura realizava, portanto, uma “puxada” de containers em vielas.
O conjunto containers de metal, poliguindaste com carregamento lateral e compactador (ou base compactainer) poderia ser uma opção para coleta em comunidades. Não encontramos infelizmente viatura semelhante no mercado nacional sendo necessário, a exemplo da viatura satélite, estabelecer parcerias para desenvolver um protótipo.

Proposta de Coleta em Comunidades - Introdução




Pesquisamos opções inovadoras para acondicionamento e coleta de resíduos em comunidades que oferecessem capacidade de carga e transporte alternativo em relação aos containers plásticos e caçambas metálicas atualmente existentes.
Em um primeiro momento pesquisamos caixas metálicas de formatos e tamanhos diferentes, mas o equipamento existente atualmente é o estado da arte no Brasil com caixas padronizadas de 5m3 e coleta em poliguindaste (Existem caixas de 2,5m3 a 6m3)
Concentramos a pesquisa em algo que fosse realmente novo e encontramos uma repetição do modelo de coleta italiano na cidade de Caxias do Sul – RS com sistema de coleta automatizado implantado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) com containers de metal e caminhões de coleta de basculamento lateral fornecidos pela Themac do Brasil Equipamentos Ltda, sediada em Curitiba. Em reportagem sobre teste do equipamente realizado para a Prefeitura de Gramado –SC os tecnicos da Themac citaram que “o recolhimento automatizado é tecnologia européia adaptada a realidade brasileira. O sistema sofreu alterações para se adaptar ao tratamento do lixo sul americano que é mais pesado que o europeu”. Esta opção é uma oportunidade de inovação e será necessário aprofundar o contato com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) e com a Themac do Brasil Equipamentos Ltda para analisar o sistema operacional e financeiramente. .

Containers metálicos com carregamento lateral

Resultado Operação Reveillon 2011

http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/noticias/comlurb-retira-610-toneladas-de-lixo-das-areias-e-ruas-do-rio-de-janeiro-20110101.html

Comlurb retira 610 toneladas de lixo
das areias e ruas do Rio de Janeiro

Só em Copacabana os garis recolheram 295 toneladas

Problema contornado (imagem riscada)

Comlurb faz mutirão para limpar o Cantagalo
Publicada em 07/01/2011 às 00h04m
Selma Schmidt
RIO - A informação publicada pelo GLOBO - de que uma encosta do Morro do Cantagalo fora transformada em lixão - levou na quinta o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, e a presidente da Comlurb, Ângela Fonti, à favela de Ipanema. Ainda nesta quinta, a Comlurb iniciou um mutirão de limpeza na comunidade, com 50 garis. Osório espera concluir, no fim da tarde de amanhã, a retirada do monte com cerca de 20 toneladas de detritos acumuladas no lixão irregular. Ele anunciou também que solicitou ao responsável da Comlurb pela área que apure a denúncia de que garis estariam despejando lixo na encosta do Cantagalo.
- Se for comprovadas responsabilidades, os envolvidos serão punidos - garantiu o secretário.
Na tentativa de encontrar uma solução, a curto prazo, para melhorar a coleta no Cantagalo, uma favela íngreme, Osório conversou com o presidente da Metrô Rio, José Gustavo Souza Costa. Ele pretende usar um dos elevadores que interligam a favela à estação General Osório do metrô, descendo o lixo durante a noite. Hoje haverá uma reunião técnica entre dirigentes da concessionária Metrô Rio e da Comlurb para discutir a proposta.
- Poderíamos colocar cerca de 40 contêineres, de 250 litros cada, em espaços vazios próximos à parada dos elevadores, para que os moradores depositassem o lixo, que desceria de elevador, em horário de pouco movimento - explicou Ângela Fonti - Antes, a coleta no Cantagalo era feita por garis comunitários. Recentemente, aos poucos, eles foram sendo trocados por garis da Comlurb (a determinação foi do Ministério Público). Limpar o Cantagalo é difícil, já que não há vias de acesso, não há ruas, só uma escadaria.
Comlurb promete aumentar número de garis
Na quarta, o lixão contrastava com o cenário da favela, que ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em 2009 e foi beneficiada por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com a Comlurb, estava previsto para amanhã um mutirão de limpeza no Cantagalo, que acabou antecipado em dois dias.
A companhia promete aumentar o número de garis no serviço de limpeza da favela, de dez para 14 diariamente. Soluções de engenharia, a longo prazo, também serão estudadas pela Metrô Rio e pela Comlurb.
Atualmente existem dois pontos para o recebimento do lixo dos moradores do Cantagalo: um no alto e outro na entrada da favela. A Comlurb vai solicitar ao Governo do estado, responsável pelas obras de urbanização na comunidade, o apoio no sentido de viabilizar a instalação de um novo ponto de coleta para diminuir o trajeto para os moradores. Mas Ângela Fonti considera indispensável a colaboração da população.
- Vamos orientá-los. Na encosta do Cantagalo, encontramos até sofá, portas, telhas, galões de tinta - disse ela.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Sugestão de Uniforme para Encarregado




Considerando que existe entre os Agentes de Limpeza Urbana uma preocupação em se diferenciar dos garis representada principalmente por suprimir a cor laranja de seu uniforme e também por não ser confundido com gari-EL: 

O Uniforme seria do mesmo modelo (corte e tecido) do gari com as cores invertidas: Onde para o gari está a cor laranja estaria para o ALU o azul, da mesma forma, onde está para o gari o azul estaria para o ALU o laranja. 

Como o risco de acidentes em logradouro também é presente para o Agente seu uniforme teria as cintas refletivas da mesma forma que o gari. 

Onde existe a inscrição “COMLURB” no uniforme do Gari poderia haver para o ALU a inscrição “RESPONSÁVEL COMLURB” possibilitando seu uso também por Técnicos e encarregados



Supervisão Carente

RECICLAGEM DE AGENTES DE LIMPEZA URBANA

Relatório Final

Percebendo a necessidade de responder operacionalmente ao cenário de transformações que acontecem na Cidade do Rio de Janeiro a Diretoria programou um curso de reciclagem para todos os seus Agentes de Limpeza Urbana.

AVALIAÇÃO GERAL 

O Módulo “Cenário Rio 2016” foi considerado como indicador da eficácia do treinamento por ter conteúdo motivador para uma postura proativa em relação aos procedimentos que deverão ocorrer na Cidade do Rio de Janeiro até a Olimpíada de 2016.

Dos duzentos e oitenta e seis Agentes de Limpeza Urbana e Encarregados II participantes, 272 (duzentos e setenta e dois), praticamente todos, preencheram o formulário de avaliação indicando uma nota média de 7,8. De todas as avaliações preenchidas, 211 (duzentos e onze), 78% do total, avaliaram com notas superiores a sete. 

PARTICIPAÇÃO DO DIRETOR

“Achei muito bom todos os treinamentos. Precisamos realmente de uma sacudida e não existe forma melhor do que mostrar os por quês. Guilherme também foi importante nas suas colocações”.

A presença do Diretor da DSS em todas as turmas dissertando sobre os cenários atuais e futuros da Comlurb e da Prefeitura foi fundamental para valorizar o treinamento legitimando os assuntos apresentados e discutidos. Muitos dos Agentes presentes se surpreenderam com a presença do Diretor, fato que contribuiu para motivar a participação e talvez o comportamento futuro em logradouro.


QUESTÕES PERCEBIDAS
A participação em sala de aula e os 147 (cento e quarenta e sete) comentários escritos que foram usadas para representar as necessidades e reivindicações do público presente, aqui traduzidas como “Questões”.


Questão do reconhecimento salarial

"Valorizar o Agente de forma que se sinta como um profissional, ganhando como tal e não como um Gari melhorado." 

Os ALU consideram que a diferença salarial entre eles e os garis, principalmente os novos, é pequena para a responsabilidade e cobrança de resultados exigida para o cargo. Consideram que ser ALU não é atrativo para muitos garis.

Os ALUs não conseguem entender a diferenciação existente entre Agente de Limpeza Urbana A e Agente de Limpeza Urbana B. Apesar de explicado que esta diferenciação existiu somente no início do atual Plano de Cargos para identificar os empregados com diferentes referências, os ALU entendem que o nível B é uma promoção do nível A e reivindicam esta promoção.


Questão do Uniforme
"Uniforme diferenciado do Gari, principalmente a calça”
Existe entre os ALU uma preocupação em se diferenciar dos garis representada principalmente por suprimir a cor laranja de seu uniforme. Alegou-se que a cor laranja não impõe “respeito” sobre os empregados e faz o morador confundi-lo com um gari. O fato do uniforme do Gari-EL ser semelhante ao do ALU foi indicado como problema, pois um profissional é confundido com o outro.


Questão da Admissão de Novos Garis

“Gostaria que vocês revissem os critérios de admissão dos novos Garis, principalmente na questão da idade/comprometimento."

Houve quase unanimidade em críticas sobre o comprometimento dos garis recém contratados, os de “matrícula 50 mil”. Dizem que os novos garis são bem escolhidos fisicamente, mas não tem interesse e responsabilidade pelo trabalho por não possuírem preocupações sócio-familiares. 

Enquanto um gari mais antigo, por volta dos trinta anos, valoriza seu emprego por ter compromisso com sua família, esposa, filhos, obrigações com aluguel, pagamento de contas etc, o gari novo mora com os pais e está interessado somente em pegar o salário para festejar.
O novo gari não se importa em estar ou não empregado!


Questão do Exercício da Autoridade

“O primeiro instrutor foi muito autoritário quanto a forma de tratar o Gari no dia-a-dia de trabalho”.
Existe muita preocupação em “estar bem com o gari” e não ser visto como um ALU que “cobra muito”. Confrontados com a necessidade de garantir a presença produtiva do gari no logradouro, muitos ALU consideram negativa o exercício legitimo da autoridade do cargo que existe principalmente para fazer o gari fazer. 

Se por um lado os ALU querem ser distanciados dos garis em questões salariais e visuais, não querem ser distanciados na questão da relação chefia subordinado. Nitidamente preferem não se indispor com o gari exigindo maiores níveis de produtividade e qualidade.


Questão da Fragmentação da Equipe Gerencial

"O curso foi bom, ruim é que na prática pouca coisa acontece na gerência, pois muitas das vezes o gerente trabalha priorizando seus propósitos."

"Eu acho que tem que ter reciclagem para gerente porque tem gerente que não entende do trabalho da Comlurb e fica jogando a culpa dos resultados negativos nos Agentes."

“Espero que seja concretizado o que foi dito, sobre o plano de cargos e salários, foi tudo gravado no celular.”

É motivo de preocupação a freqüência com que os ALU criticaram a qualificação, comportamento e comprometimento dos Gerentes de Departamento e Adjuntos, repetindo o mesmo discurso que os Gerentes têm em relação aos Agentes. O cenário é de fragmentação da equipe gerencial onde os Gerentes, Agentes e Garis alimentam expectativas negativas que impedem o desenvolvimento de um trabalho realmente produtivo. Buscar melhorias em um ambiente de falta de confiança mútuas é virtualmente impossível


CONCLUSÃO

Apesar da avaliação positiva dos participantes não há como saber se haverá realmente alguma melhoria profissional nos Agentes de Limpeza Urbana.

Questões complexas de auto-estima, desconfiança e apatia levam há crer que muito deve ser feito para que o Agente de Limpeza Urbana possa ser reconhecido como um profissional que contribua ativamente com a busca de melhorias contínuas.

Podemos inferir que existe muita necessidade de melhorar a seleção e capacitação de toda a equipe gerencial (Gerentes, Agentes e Garis), da mesma forma que existe a necessidade de melhorar a avaliação e reconhecimento (negativo ou positivo) destes profissionais.

Das questões percebidas ao longo do curso sugiro revisar o uniforme do Agente diferenciando-o principalmente do gari-EL e iniciar estudos sobre formas de considerar questões sociais na seleção dos garis, pois não basta ter um corpo são, é importante ter uma mente sã.

Péssimo para a Imagem de uma Empresa


Lixão na encosta do Cantagalo faz moradores do asfalto e da favela reclamarem da sujeira, do mau cheiro e da proliferação de insetos
Publicada em 05/01/2011 às 23h24m
RIO - Uma montanha de lixo despejado irregularmente numa encosta no Morro do Cantagalo, em Ipanema, contrasta com o cenário da favela, que ganhou uma UPP em 2009 e foi beneficiada por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os detritos estão a cerca de cem metros do elevador e do Mirante da Paz - um dos marcos da transformação do Cantagalo -, deixando preocupados moradores tanto da favela como do asfalto, por causa do mau cheiro e da proliferação de insetos.
Moradora de um edifício da Rua Nascimento Silva, Ivone Ferraz contou que há alguns anos o terreno já era usado como depósito de lixo. No entanto, antes a quantidade de detritos era pequena. Além disso, o lixo era sempre recolhido ou queimado pelos garis comunitários que trabalhavam na favela. Nos últimos meses, porém, o despejo na encosta aumentou.
- Desde então, temos convivido com mosquitos e moscas. Por isso, somos obrigados a manter as janelas fechadas. Em dias de sol, o cheiro é muito ruim. Já telefonei para a ouvidoria da Comlurb reclamando e recorri até ao comando da UPP, mas nada aconteceu - disse Ivone.
Uma vizinha dela, que se identificou apenas como Andréa, já flagrou até pessoas com uniformes da Comlurb jogando lixo no terreno:
- Outros moradores já presenciaram a mesma cena. Despejam de garrafas a entulho e móveis velhos.
O problema também incomoda a dona de casa Franci Matos, moradora de um dos prédios construídos pelo PAC.
- O caminhão de coleta da Comlurb só passa pelas ruas principais (Estrada do Cantagalo e Rua Saint Roman). Os moradores que vivem mais distantes têm que levar o lixo até caçambas nessas vias. Mas muitos jogam na encosta. É preciso um trabalho para conscientização da população - disse.
Valquíria Cardoso Maciel, que vive ao lado do lixão, diz que começou a ter problemas na pele:
- O lixão é um risco à nossa saúde.
Os garis comunitários deixaram de atuar no Cantagalo entre o fim de novembro e o início de dezembro, segundo a Comlurb. A companhia promete fazer uma grande de limpeza no local no sábado. Sobre a denúncia de que pessoas com roupas da Comlurb despejam lixo na encosta, a empresa não se pronunciou.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Reveillon - Acabamento da Limpeza





Fotos de Eduardo Sengès.
Equipe de Acabamento: Os garis desta equipe são responsáveis pela aplicação de desodorizante e essências com pulverizadores em mochila ou viaturas. A lavagem final dos logradouros e passagem de varredeiras mecânicas é importante para restabelecer o aspecto normal do logradouro.



Reveillon - Importância da Pá Mecânica







Fotos de Eduardo Sengès.
Equipe de Repasse: Os garis desta equipe são responsáveis pelo uso de Pá Mecânica na areia para a remoção dos resíduos e montes além da capacidade de remoção manual da Equipe de Cestos. Na faixa de areia atrás da Pá mecânica o serviço de remoção tem que estar totalmente concluído. A posição da pá mecânica deve indicar, portanto, quanto do trecho já está concluído na areia. A ausência ou quebra da pá mecânica reduz significativamente a velocidade da operação sobrecarregando principalmente os garis que estão com cestos próximos à margem, pois são obrigados a andar muito na areia até os veículos de remoção.