Translate

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Fácil para uns e difícil para outros



@ILEGALeDAI
Os pontos laranja são garis pendurados no talude para remover toda sorte de resíduos jogados por moradores da comunidade. O pequeno esforço de transportar dia a dia um pequeno saco de lixo para o lugar correto é substituído pelo menor esforço de jogar o lixo pela janela. Com este comportamento toda a energia economizada pelos moradores morro abaixo é gasta pelo grupo de garis morro acima.
Para os moradores é fácil jogar tudo pela borda de suas janelas, para o vizinho é fácil (rápido, eficiente e justo) reclamar digitalmente e para os garis... é difícil recolher tudo.

Dejetos ameaçam encosta no Catete
Publicada em 11/01/2011 às 23h32m
Isabela Bastos, Luana Soares e Natanael Damasceno
RIO - Após décadas infernizando a vida de moradores da vizinhança, o lixo e o entulho jogados em uma das encostas do Morro Santo Amaro, no Catete, devem finalmente ter um destino. Depois de uma reclamação feita pelo internauta Leonardo Brito através do perfil @ILEGALeDAI , no Twitter, a Comlurb prometeu não só limpar o local com uma força-tarefa, mas manter uma equipe de seis garis para evitar que os detritos voltem a se acumular.
Gerson Mallet, gerente regional da Comlurb, diz que a limpeza da área estava a cargo dos garis comunitários do Morro do Santo Amaro. E que a coleta de lixo teria ficado prejudicada com a decisão da Justiça Trabalhista, no ano passado, de interromper o programa. Mallet reconheceu que a situação na comunidade é grave e prometeu enviar ainda hoje a força-tarefa para a limpeza:
- O problema, no entanto, não é fácil. É preciso fazer um trabalho de conscientização dos moradores, que jogam o lixo direto das janelas. O ideal é que eles juntem o lixo e levem a um local onde nossos garis possam coletá-lo. Mas eles acabam preferindo jogá-los da janela mesmo. Vamos nos reunir com a associação de moradores para ver se podemos conscientizar a comunidade.

Nenhum comentário: