Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Proposta de Coleta em Comunidades - Introdução




Pesquisamos opções inovadoras para acondicionamento e coleta de resíduos em comunidades que oferecessem capacidade de carga e transporte alternativo em relação aos containers plásticos e caçambas metálicas atualmente existentes.
Em um primeiro momento pesquisamos caixas metálicas de formatos e tamanhos diferentes, mas o equipamento existente atualmente é o estado da arte no Brasil com caixas padronizadas de 5m3 e coleta em poliguindaste (Existem caixas de 2,5m3 a 6m3)
Concentramos a pesquisa em algo que fosse realmente novo e encontramos uma repetição do modelo de coleta italiano na cidade de Caxias do Sul – RS com sistema de coleta automatizado implantado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) com containers de metal e caminhões de coleta de basculamento lateral fornecidos pela Themac do Brasil Equipamentos Ltda, sediada em Curitiba. Em reportagem sobre teste do equipamente realizado para a Prefeitura de Gramado –SC os tecnicos da Themac citaram que “o recolhimento automatizado é tecnologia européia adaptada a realidade brasileira. O sistema sofreu alterações para se adaptar ao tratamento do lixo sul americano que é mais pesado que o europeu”. Esta opção é uma oportunidade de inovação e será necessário aprofundar o contato com a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) e com a Themac do Brasil Equipamentos Ltda para analisar o sistema operacional e financeiramente. .

Nenhum comentário: