Translate

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Problema contornado (imagem riscada)

Comlurb faz mutirão para limpar o Cantagalo
Publicada em 07/01/2011 às 00h04m
Selma Schmidt
RIO - A informação publicada pelo GLOBO - de que uma encosta do Morro do Cantagalo fora transformada em lixão - levou na quinta o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, e a presidente da Comlurb, Ângela Fonti, à favela de Ipanema. Ainda nesta quinta, a Comlurb iniciou um mutirão de limpeza na comunidade, com 50 garis. Osório espera concluir, no fim da tarde de amanhã, a retirada do monte com cerca de 20 toneladas de detritos acumuladas no lixão irregular. Ele anunciou também que solicitou ao responsável da Comlurb pela área que apure a denúncia de que garis estariam despejando lixo na encosta do Cantagalo.
- Se for comprovadas responsabilidades, os envolvidos serão punidos - garantiu o secretário.
Na tentativa de encontrar uma solução, a curto prazo, para melhorar a coleta no Cantagalo, uma favela íngreme, Osório conversou com o presidente da Metrô Rio, José Gustavo Souza Costa. Ele pretende usar um dos elevadores que interligam a favela à estação General Osório do metrô, descendo o lixo durante a noite. Hoje haverá uma reunião técnica entre dirigentes da concessionária Metrô Rio e da Comlurb para discutir a proposta.
- Poderíamos colocar cerca de 40 contêineres, de 250 litros cada, em espaços vazios próximos à parada dos elevadores, para que os moradores depositassem o lixo, que desceria de elevador, em horário de pouco movimento - explicou Ângela Fonti - Antes, a coleta no Cantagalo era feita por garis comunitários. Recentemente, aos poucos, eles foram sendo trocados por garis da Comlurb (a determinação foi do Ministério Público). Limpar o Cantagalo é difícil, já que não há vias de acesso, não há ruas, só uma escadaria.
Comlurb promete aumentar número de garis
Na quarta, o lixão contrastava com o cenário da favela, que ganhou uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em 2009 e foi beneficiada por obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com a Comlurb, estava previsto para amanhã um mutirão de limpeza no Cantagalo, que acabou antecipado em dois dias.
A companhia promete aumentar o número de garis no serviço de limpeza da favela, de dez para 14 diariamente. Soluções de engenharia, a longo prazo, também serão estudadas pela Metrô Rio e pela Comlurb.
Atualmente existem dois pontos para o recebimento do lixo dos moradores do Cantagalo: um no alto e outro na entrada da favela. A Comlurb vai solicitar ao Governo do estado, responsável pelas obras de urbanização na comunidade, o apoio no sentido de viabilizar a instalação de um novo ponto de coleta para diminuir o trajeto para os moradores. Mas Ângela Fonti considera indispensável a colaboração da população.
- Vamos orientá-los. Na encosta do Cantagalo, encontramos até sofá, portas, telhas, galões de tinta - disse ela.

Nenhum comentário: