Translate

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Centro de Operações da Cidade do Rio de Janeiro

http://www.youtube.com/watch?v=hapwjbyQm9U

O Centro de Operações Rio foi inaugurado na manhã do dia 31 de dezembro de 2010, uma espécie de quartel general da Prefeitura do Rio, que vai integrar cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade. A inauguração contou com a presença do presidente do COI (Comité Olímpico Brasileiro), Jacques Rogge, e do prefeito Eduardo Paes.

Com o Centro, que já estará em operação durante o Réveillon, será possível antecipar soluções e minimizar as ocorrências, alertando aos setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergências como, por exemplo, chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos. O projeto é pioneiro no Brasil e fundamental para a organização de grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas.

Desenvolvido em parceria com uma empresa privada, este QG da prefeitura é o primeiro centro na linha mundial de cidades inteligentes que irá integrar todas as etapas de um gerenciamento de crise. Localizado na Cidade Nova, o moderno prédio é equipado com o que há de mais avançado em tecnologia para o gerenciamento de informações. O centro, que conta com 100 salas e cerca de 200 câmeras, funcionará 24h, sete dias por semana, com o objetivo de integrar e interconectar informações de todos os órgãos envolvidos.

Nenhum comentário: