Translate

terça-feira, 7 de maio de 2019

Cansados da sujeira, moradores transformam rua em ‘galeria de arte’ na Zona Oeste do Rio


Designer de interiores decidiu pintar muro que servia de lixão em Guaratiba. Vizinhos abraçaram a ideia.


07/05/2019 07h37  Atualizado há um dia

Moradores de Guaratiba limpam rua e pintam muro com arte — Foto: Reprodução/TV Globo
Moradores de Guaratiba limpam rua e pintam muro com arte — Foto: Reprodução/TV Glob
Uma moradora de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, resolveu combater o lixo com pincéis. Cansada de conviver com todo tipo de entulho jogado na Rua Professor Bastos, a designer de interiores Níria Costa decidiu pôr a mão na massa – ou nas tintas.

“Eu vi o bairro degradando, tudo ficando horrível. Todo mundo joga lixo na rua. Aí, um dia, eu acordei e tinha sofá, resto de obra, vaso sanitário...”, lembra Níria.

Foi então que ela decidiu agir. “Aí eu falei: ‘Não, eu vou parar com isso antes que tudo piore’”, recorda.

Muro em Guaratiba antes da intervenção: lixo e pichações — Foto: Reprodução/TV Globo
Muro em Guaratiba antes da intervenção: lixo e pichações — Foto: Reprodução/TV Globo 
Início dos trabalhos, com pintura do muro. Comlurb removeu o entulho — Foto: Reprodução/TV Globo
Início dos trabalhos, com pintura do muro. Comlurb removeu o entulho — Foto: Reprodução/TV Globo

O muro que antes escorava um lixão e vivia pichado foi limpo e virou telas. Níria começou sozinha, mas logo ganhou a adesão de vizinhos.

“Nossa, eu faço um trabalho parecido com esse”, relembrou o artista Dudu Tozato. “Tinha vontade de fazer um trabalho assim”, emenda.

Não é a primeira vez que Níria transforma um lugar abandonado. Quando ela morava em Campo Grande, transformou um terreno baldio em um bosque.

“Lá foi pior, porque eram uns 500 metros de lixo. A Comlurb tirava oito caminhões de lixo por dia. Cerquei e comecei a plantar”, conta.

“Se todo mundo fizer um pouquinho, eu acho que dá para mudar tudo”, acrescenta Níria.

Nenhum comentário: