Translate

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O poder do distanciamento

O Artigo abaixo sugere uma forma de eliminar nossos "sentinelas" através do distanciamento. 

Em nosso ambiente de trabalho quantas Sentinelas continuam existindo quando a razão de sua existência já não mais existe? Quantos procedimentos, conceitos, rotinas continuam sendo feitas por serem consideradas verdades inquestionáveis? Quantas vezes escutamos que isso ou aquilo existe “porque sempre foi assim” ou “é assim desde que eu cheguei”?

É fundamental reconhecer que nada é permanente, que os cenários estão em constante mudança. Consequentemente a razão da existência de um importante procedimento pode não existir amanhã. Para que persistir no procedimento se ele não oferece mais atributos tangíveis e intangíveis e/ou redução de custos? Para que insistir em algo que não agrega valor?




O poder do distanciamento

Olhar as situações o dia-a-dia com um certo distanciamento é fundamental para que oportunidades sejam percebidas

Anna Luiza Miranda. Diretora Comercial e Marketing na Roadcard


Saia do automático! Esta talvez seja a frase que minha equipe mais ouve de mim.

A rotina, quando bem estabelecida, serve para nos ajudar no planejamento e organização do trabalho. É fundamental para conseguir atingir as metas.

Quanto mais repetimos um determinado processo, ele vai se tornando automático e acabamos cometendo o erro de fazê-lo sem pensar muito. E aí corremos o risco de subestimar detalhes que poderiam elevar nosso desempenho. É claro que temos que usar a rotina como nossa aliada para ganhar eficiência, aumentar nossa experiência, mas sem que ela nos "robotize".

Temos que ter sempre um olhar de "distanciamento" para poder observar as oportunidades de melhorias, sejam elas de nosso próprio desempenho, de um determinado processo, de um controle, de um produto ou mesmo de nossa postura profissional.

O líder deve estimular sua equipe a sair do automático observando o seu dia-a-dia e explorando cada as situação que eles trazem, para fazê-los perceber que podem contribuir muito mais para o crescimento da empresa e seu próprio desenvolvimento profissional.

 É fácil constatar isso quando participamos da rotina de outra pessoa, pois fica muito fácil perceber as oportunidades olhando de fora da situação.

A minha ficha caiu quando fiz um road show pelo Brasil, acompanhando cada um dos meus gerentes de vendas, no intuito de estudar um pouco as especificidades do mercado de cada região e, assim, observar o trabalho e a rotina de cada um, além de acompanhá-los em visitas a nossos clientes.

Conforme as visitas aconteciam, observei que meus gerentes estavam tão focados em resolver o assunto que nos levara ali, que não percebiam algumas oportunidades de atender melhor nossos clientes, mesmo sendo muito capacitados e treinados em nossa empresa, que tem como um dos seus pilares a excelência em prestação de serviços.

Eu percebia estes detalhes pelo simples fato de estar vivendo fora da minha rotina e isso me tornava mais atenta à situação. Isso fez com que minha atitude fosse mais observadora e investigativa, pois estava querendo conhecer profundamente o cliente e ouvir qual era a percepção que ele tinha do nosso produto e do nosso atendimento.

Voltando à minha rotina, passei a exercitar este distanciamento diariamente e em muito pouco tempo percebi a evolução do meu próprio trabalho. Reflito sempre o que outra pessoa, olhando de fora a minha rotina, acharia que posso melhorar. Quantas chances eu perdia!

Certas oportunidades em torno do trabalho que você desempenha ninguém enxergará melhor do que você mesmo! Mas para isto é necessário exercitar este olhar de distanciamento.

Sair do automático requer exercício diário, mas acima de tudo humildade, pois só com humildade teremos o ímpeto de exercitar o eterno questionamento de como as situações poderiam melhorar e principalmente de admitir que SIM, elas sempre podem melhorar!

E você, já saiu do automático hoje?

Nenhum comentário: