Translate

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Varredeira de médio porte no Rio de Janeiro

Teste de varredeira Green Machine

Green Machine em Londres

Varredeira em área de pedestres


Realidade:




http://diariodemocratico.com.br/rio-de-janeiro/5022

A Prefeitura do Rio apresentou na Praça do Leme, o novo equipamento de varrição da Comlurb, que vai agilizar a limpeza nas ruas da cidade.

Com tração nas quatro rodas e suspensão independente na dianteira e na traseira, o modelo tem maior facilidade para transpor obstáculos e também sobe meio-fio. Todas as inovações vão trazer mais agilidade ao serviço, além de intensificar a remoção de pequenos resíduos como guimbas de cigarro e até areia. O equipamento tem capacidade para receber até 800 quilos de resíduos.

O evento de lançamento dos novos equipamentos contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, e da presidente da Comlurb, Angela Fonti.

As três primeiras unidades apresentadas hoje serão usadas inicialmente nas orlas das praias, da Lagoa e em calçadões do Centro. O modelo de última geração tem câmera de vídeo colorido na traseira para monitoramento das operações, verificando se o serviço foi bem executado. Além disso, o piso é de vidro para facilitar a observação do local a ser limpo e há um sistema de vaporização, com reservatório de água que será utilizado para evitar levantar muita poeira no ar. O investimento foi de R$ 750 mil (R$ 250 mil cada varredeira).

- Esse é um equipamento moderno, rápido e confortável, que vai dar uma agilidade maior na limpeza da cidade. Estamos caminhando para ampliar a capacidade de trabalho da Comlurb, que está cada vez mais se qualificando. Mas fica sempre o pedido para as pessoas respeitarem e não jogarem lixo nas ruas. Esse esforço da população tem que ser permanente – disse o prefeito.

Os novos equipamentos estão incluídos em um estudo para substituir parte das grandes varredeiras, que ficarão atuando somente nos principais corredores viários. A Companhia terá também varredeiras que serão usadas nas ruas com faixas menores de manobra. Os operadores receberam treinamento de uma semana para trabalhar com o novo modelo, mais seguro, moderno, ágil e confortável.

Por alcançar a velocidade de até 40 km/h, o novo modelo pode ser usado como veículo de deslocamento para o ponto de trabalho, fazendo um roteiro de um lugar para outro sem problema. O atual tem que ser transportado em outro veículo para poder transpor distâncias

- Estamos apresentando hoje o que há de mais moderno em termos de equipamento de varrição. São varredeiras escocesas, importadas, que vão facilitar a limpeza dos logradouros. As primeiras do Brasil. Elas fazem tudo automaticamente, o lixo recolhido já sai ensacado, de fácil manobra, vão a lugares pequenos, além de serem charmosas. O objetivo da prefeitura é mecanizar o serviço, garantir qualidade e utilizar o que de mais moderno existe – explicou o secretário Carlos Roberto Osorio.

A cabine fechada, que protege da chuva e do sol, é climatizada com ar-condicionado, dando mais conforto ao operador no desempenho do trabalho no clima quente de verão do Rio. A varredeira conta ainda com sirene na marcha ré e uma voz gravada para alertar os pedestres sobre a movimentação e evitar acidentes. O serviço de aspiração do equipamento garante a manutenção da limpeza, já que o vento pode trazer o lixo de volta durante a varredura dos garis.

Nenhum comentário: