Translate

quarta-feira, 1 de março de 2023

O Rio sorri outra vez

Cuidar de uma cidade é como cuidar de um filho, mas há uma diferença: ela nem sempre está sob sua tutela

Por Eduardo Paes

Cuidar de uma cidade é como cuidar de um filho: fonte de inúmeras e enormes alegrias, mas, a despeito de toda a dedicação, de toda a entrega, de todo o esforço, nem sempre as coisas saem como se espera. Como os filhos, a cidade que você tenta guiar para o caminho que acredita ser o certo, com as melhores intenções, às vezes sai do rumo. Com a experiência (já estou em meu décimo primeiro ano como prefeito), você aprende que é assim mesmo. O ajuste do leme é constante, o trabalho contínuo. Tendo navegado na tormenta, você sabe como encontrar o caminho de volta.


Cuidar de uma cidade é como cuidar de um filho, mas há uma diferença: ela nem sempre está sob sua tutela. Nas mãos de outros que prometeram cuidar, o Rio passou por quatro anos de abandono e desgoverno. Ao descaso, é preciso somar o dano causado pela pandemia, de que ainda não nos recuperamos completamente. Destruir é fácil, construir é difícil. Reconstruir, mais difícil ainda. Demora mais do que gostaríamos, mas vamos dar conta. Estamos dando conta.

Ontem, no aniversário de 458 anos da cidade, entregamos 110 novos ônibus ao sistema BRT. Agora o corredor Transcarioca passa a operar com a frota toda renovada, como já fizemos com a Transolímpica. A pista e todas as 45 estações do corredor foram reformadas. O mesmo acontecerá na Transoeste. Nessa reconstrução da cidade, a recuperação do BRT é particularmente simbólica. Os cariocas não podem mais sofrer no transporte público. Queremos que possam chegar cedo e com conforto ao trabalho porque isso se traduz num Rio mais produtivo. Queremos que possam chegar com rapidez e tranquilidade em casa porque isso significa um Rio mais feliz.

Entre as regiões da cidade mais afetadas pela pandemia, está o Centro, que precisa reencontrar sua vocação. Estamos expandindo os estímulos do programa Reviver Centro para atrair mais investimento do mercado imobiliário na região. Novos empreendimentos residenciais já ganham fôlego. Ontem assopramos as velas do aniversário da cidade sob o brilho das luminárias históricas sendo restauradas em 30 ruas do Centro. Queremos que as pessoas possam morar e trabalhar nessa região, que já tem a infraestrutura necessária para recebê-las e é palco da beleza histórica de nossa cidade.

Cuidar de uma cidade, como cuidar de um filho, significa não só garantir hoje seu bem-estar, mas também prepará-la para o futuro. Transformaremos o Rio num hub de tecnologia e inovação. O Porto Maravalley, que fica pronto ainda neste semestre, receberá a primeira graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Impa, e reunirá startups, investidores e empresas de tecnologia. Até 2024, formaremos 5 mil jovens de baixa renda na área de programação por meio da iniciativa Programadores Cariocas. Também criamos o ISS Tech, que reduz de 5% para 2% o imposto para empresas inovadoras instaladas no Porto, e seremos palco, já neste ano, do maior evento de tecnologia do Brasil, o Rio Web Summit.

Cuidar de uma cidade, como cuidar de um filho, não é tarefa fácil. Política é sacerdócio. Sabemos das dificuldades enfrentadas por muitos cariocas, mas a vida vai melhorar. Cada vez mais, viveremos dias como ontem, de grandes entregas. Voltaremos a receber investimentos do governo federal e firmaremos parcerias em prol da nossa cidade. O carnaval deste ano, o Carnaval da Democracia, foi exemplo de organização, disciplina e limpeza. Um sucesso para nossa economia criativa, movimentando bilhões de reais. É prova de que competência, trabalho duro e alegria caminham juntos. Assim será em meu governo.

Não há felicidade maior para um pai do que ver seu filho sorrir. Não há alegria maior em meu coração do que ver o Rio sorrindo outra vez.


*Eduardo Paes é prefeito do Rio de Janeiro

Nenhum comentário: