Translate

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Exame sobre os resultados do Carnaval 2023

 



Considerando o histórico de peso de resíduos recolhidos no Sambódromo e nos blocos podemos elaborar algumas questões sobre a operação realizada em 2023.

Como números consolidados no Sambódromo, ainda que com risco de algum viés, costumam ser mais acurados pois são fruto de pesagens das viaturas com dedicação exclusiva para o serviço, podemos inferir que em termos de desfile de escolas de samba, como 2023 se aproximou do maior resultado de 2015, houve uma recuperação na grandiosidade da festa colocando os momentos obscuros de pandemia e gestão desfocada para trás.

Os números dos blocos são uma combinação de pesagem de veículos com estimativas visuais não padronizadas. Então, existe incerteza sobre a exatidão dos números finais, que podem, no entanto, indicar uma ordem de grandeza do real.

O resultado de remoção de resíduos do Carnaval de Rua ainda não recuperou os valores pré pandemia. Considerando a euforia perceptivem na rua provavelmente o baixo valor se deve mais a algum problema na consolidação das informações do que  um esfriamento do carnaval de rua em blocos.

Para a quantidade de multas emitidas pelas equipes do Lixo Zero pode-se observar uma queda contínua ano a ano. Algo que já foi mais que três multas por tonelagem removida em 2016 e 2017, não chegou a uma multa para cada tonelada em 2023. O alardeado retorno do Lixo Zero reestruturado em 2023 não foi percebido no Carnaval.

A sucesso do Carnaval não está nos números, nos gabinetes ou nas declarações, está na percepção do carioca folião. Ele sabe se a coisa bombou ou se a coisa bombou!

Resultado divulgado de 2023
Resultado divulgado de 2020
Resultado divulgado de 2019
Resultado divulgado de 2018
Resultado divulgado de 2017
Resultado divulgado de 2016
Resultado divulgado de 2015

Nenhum comentário: