Translate

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Comlurb retirou mais de mil toneladas de lixo das ruas do Rio durante o carnaval

Beatriz Coutinho

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu 1.053,9 toneladas de lixo durante o pré-carnaval e o Carnaval oficial da cidade do Rio. O acumulado foi contabilizado desde o último dia 5 de fevereiro, durante o pré-carnaval, até esta terça-feira. Os blocos de rua produziram mais da metade do acumulado: 595,2 toneladas, sendo 129 toneladas só no último dia da festa oficial.


Os blocos que registraram mais peso foram: Banda de Ipanema, com 26 toneladas, Orquestra Voadora, com 19,9 toneladas, Bagunça Meu Coreto, de Laranjeiras, na Zona Sul, com 15 toneladas, e o Fervo da Lud, com 12,4 toneladas.

Em seguida, vem o Sambódromo, com 366 toneladas de lixo recolhidas desde a pré-limpeza, que aconteceu dois dias antes da abertura oficial, no dia 17, quando a Avenida recebeu os desfiles da Série Ouro, da Liga das Escolas de Samba.

O carnaval da Nova Intendente, realizada agora na Avenida Ernani Cardoso, na Zona Norte da cidade, e os bailes populares nos bairros produziram, juntos, pouco mais de 83 toneladas. Já os desfiles de blocos na Avenida do Chile registraram 9,5 toneladas durante os quatro dias de folia.

A Comlurb informou que cerca de 3.657 garis atuaram por dia durante as festividades, com até 2.450 nas maiores agremiações dos blocos e 889 destinados para limpeza interna do Sambódromo. Além disso, 2.100 contêineres de 240 litros foram espalhados pela avenida, pelo Terreirão do Samba, pela Nova Intendente e nos blocos, este último concentrando mil deles.

O acumulado não abarca os números do Desfile das Campeãs, que acontece no próximo sábado, os desfiles na Nova Intendente e os blocos que saem no próximo fim de semana.

Em 2020, antes da pandemia da covid-19, o total de resíduos recolhidos ao final do carnaval oficial, somado ao desfile das campeãs, à Série Prata da Intendente e aos blocos, foi de 709 toneladas.

Multas aplicadas

Através da iniciativa Lixo Zero, a Comlurb aplicou, desde o dia 28 de janeiro até esta terça-feira, 1.045 multas, sendo a maior parte delas por descarte de pequenos resíduos nas ruas, como latas de bebidas, copos e garrafas descartáveis, guimbas de cigarro, entre outros. O valor da multa é de R$273,09. Outras 754 pessoas foram multadas por urinar em via pública, enquanto 12 pessoas foram multadas após serem enquadradas em artigos da Lei de Limpeza Urbana, de 2001.

Nenhum comentário: