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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Por trás de uma boa notícia...

Não há como desprezar a importância da remoção mecanizada de resíduos na cidade utilizando as pás carregadeiras. Responsáveis por garantir a produtividade dos caminhões basculantes, atuam na remoção de entulho descartado irregularmente na cidade e também na remoção de resíduos naturais de calamidades. 

Não é o primeiro contrato de locação de pás carregadeiras. A pelo menos uma década que a Comlurb contrata a locação deste tipo de equipamento.  A novidade é a condução das pás carregadeiras por operadores profissionais contratados pela empresa proprietária dos equipamentos.

Três ponderações devem ser destacadas:

Primeiro

Por muito tempo o discurso foi que os operadores de máquinas da Comlurb não tem o zelo e competência para conduzir pás mecânicas evidenciado pela quantidade de quebras em serviço, desconsiderando talvez que as características gerais do trabalho em logradouro causassem mais quebras que um equipamento de pátio.
Das duas uma sobre a contratação operadores "terceirizados": a Comlurb é incompetente em capacitar seus empregados e exigir padrões de conduta e performance, ou  sucumbiu a uma falsa verdade  sem exame ou questionamento, ou seja, mais um "sentinela".  O andar da carruagem, ou melhor, a quantidade de quebras, dirá qual opção será a certa

Segundo

Não existe plano para a utilização dos operadores de máquinas da Comlurb que ficaram sem seus equipamentos agora operados por terceirizados. Apesar de ser praticamente certo que continuarão sendo empregados na Companhia, eles serão remanejados para outros serviços? 
Contratar a locação de pás carregadeiras com seus operadores terceirizados e permanecer com operadores de máquinas da Comlurb certamente aumenta o custo global da atividade.

Terceiro

Nada se fala da frota própria de pás mecânicas da Comlurb. Equipamentos antigos adquiridos antes do primeiro contrato de locação e que, com baixíssima disponibilidade operacional, são praticamente sucatas que continuam a consumir recursos em peças, pneus, combustível e principalmente, uma infraestrutura de manutenção com oficinas, mecânicos, borracheiros, encarregados, gerentes.
Porque manter sucatas em operação em um ambiente onde seria possível a total contratação?
Porque manter uma infraestrutura de manutenção para uma frota de pás mecânicas, tratores, varredeiras, triciclos praticamente obsoletos e que ficam mais tempo parados na oficina que realizando atividades operacionais?

Novas pás carregadeiras certamente é uma boa notícia! Mas o que está no backstage merecia uma melhor atenção.







São 37 novas pás carregadeiras contratadas pela Comlurb em pregão eletrônico, sendo 16 compactas, com capacidade de operação de até 818 quilos, e 21 articuladas, de até 1.800 quilos. Além disso, estão sendo locados 13 reboques, necessários para facilitar a mobilidade das pás compactas. Os equipamentos serão utilizados nas operações de remoção e limpeza de resíduos em ruas, praças e terrenos baldios, principalmente em comunidades, mas também em bairros das Zonas Norte, Sul e Oeste. Eles ficarão em 28 gerências operacionais da companhia, em pontos estratégicos, para garantir o rápido deslocamento a qualquer área da cidade.

O novo contrato, com duração de 24 meses, inclui os operadores terceirizados das pás, combustível, lubrificante, manutenção e seguro. Entre as diversas vantagens em relação ao equipamento anterior, as pás carregadeiras articuladas são mais silenciosas, rápidas, com baixo impacto sobre o meio ambiente, trocas suaves de marchas e cabine mais espaçosa e confortável.

Já as pás carregadeiras compactas são preparadas para executar as tarefas mais pesadas, grande capacidade de levantamento e comandos ergonomicamente posicionados para uma melhor performance. Todas as 37 máquinas têm ar-condicionado e um moderno sistema de monitoramento por GPS, com transmissão de dados e atualizações a cada 30 segundos, com o objetivo de facilitar a fiscalização da rota por parte da Comlurb.

As máquinas estarão equipadas com dois dispositivos de segurança: alarme sonoro, ativado automaticamente quando acionada a marcha a ré, e sinalizador rotativo de 360°, na capota, ligado toda vez que o equipamento estiver em operação. Eles são fundamentais para garantir a segurança dos garis que estejam em torno do equipamento e de pessoas passando próximo. Além disso, as pás contam com controle de velocidade e de freadas e informações sobre a rota definida para a atividade.

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