Translate

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Resposta e Pronto Emprego

Em um estado de crise como as chuvas de fevereiro com alagamentos, deslizamentos e mortes, é importante lembrar que a Comlurb,  já possuiu seu Protocolo de Resposta e Pronto Emprego desenvolvido em 2016 e que determinava um Programa de exercícios nos seguintes moldes:

De modo a garantir a permanente operacionalidade do PRPE, os ajustes de planejamento e a validação dos pressupostos nele contidos, serão realizadas não menos que duas simulações anuais, preferencialmente nos meses de outubro e novembro.
 Os simulados poderão envolver o teste em qualquer um dos níveis de resposta os quais serão descritos de forma mais aprofundada adiante, e ser alternadamente do tipo MESA ou PRÁTICO, conforme cronograma a ser definido em conjunto com a Direção da Empresa
Infelizmente a iniciativa foi revogada, como aconteceu com tantas outras, após a mudança de administração da Companhia






Rio de Janeiro tem fevereiro mais chuvoso em 21 anos 


A cidade do Rio de Janeiro está tendo o fevereiro mais chuvoso desde o início das operações do Alerta Rio - Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1997.

Segundo o Alerta Rio, até a manhã do dia 21 de fevereiro média de chuva na cidade foi de 243 mm, mais do que o dobro da média normal para fevereiro que é de 101,4 mm. 

Dos 33 locais de medição do Alerta Rio espalhados pela cidade, 23 registraram mais de 200 mm de chuva em 21 dias. O maior volume acumulado neste período foi de 405,0 mm em Guaratiba. O menor acumulado foi de 174,2 mm em Irajá.


Em média, o volume de chuva que caiu em 21 dias sobre o Rio de Janeiro dobrou a média histórica, que é de 101,4 mm. Mas o volume de chuva acumulado na região de Guaratiba, no Alto da Boa Vista, Barra (Barrinha) foi 4 vezes mais do que a média padrão. Na Grota Funda, no Vidigal, no Recreio dos Bandeirantes, Jardim Botânico, Barra (Riocentro) e na Rocinha choveu o triplo da média normal para fevereiro.




Protocolo de Resposta e Pronto Emprego 






Nenhum comentário: