Translate

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Algas invadem praias da Ilha do Governador

Desde o início desta semana, equipes da Diretoria de Serviços Norte realizam a limpeza nas praias da Ilha do Governador para retirada de algas que apareceram em grande quantidade em toda orla da Ilha. 


Algas invadem praias da região

A Comlurb realiza desde o início desta semana um mutirão de emergência nas praias da região para retirada de algas que apareceram em grande quantidade na orla da Ilha. Os locais mais afetados foram às praias da Bica e do São Bento. Na quarta (16), cerca de 50 garis intensificaram a limpeza nas duas praias com auxílio de tratores.

Segundo o ambientalista Sérgio Ricardo, a proliferação de algas na Baía de Guanabara acontece devido a enorme quantidade de esgoto não tratado despejado nas águas da baía, e com a incidência da luz solar, as plantas aquáticas como algas e gigogas acabam se procriando através de nutrientes criados pelo próprio esgoto. Para a enorme quantidade que veio parar nas praias da Ilha, acredita que seja pelos ventos do final de semana.

— As fortes ondas que se formaram dentro da Baía de Guanabara deixou o  mar revolto e isso solta as algas que ficam no fundo da Baía. Isso explica o espalhamento delas, mas não a proliferação que está ligada diretamente ao esgoto e seus nutrientes — explica Sérgio Ricardo.

Júlio Vieira, gerente da Comlurb da Ilha, informou que desde o início do fenômeno neste final de semana, já foram retiradas 120 toneladas de algas.

— Tivemos que agir rápido para recolher ao máximo dessas algas e diminuir o aspecto sujo das praias. Em alguns locais da Ilha como Engenhoca, Freguesia a situação já está controlada.



                                                                                                  

Nenhum comentário: