Translate

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Lixo Zero na escola: alunos do CEL viram "fiscais" do Lixo Zero


Das ruas para a sala de aula! Colégio CEL tem a iniciativa de discutir o programa Lixo Zero com seus alunos, convida fiscais da Comlurb para falar sobre o trabalho e as crianças assumem a missão de "autuar" quem joga lixo no chão na hora do recreio. Os próprios estudantes escolheram a punição para quem sujar o pátio: suspensão! Agora é pra valer, sujou pagou!






Texto do artigo: O programa Lixo Zero, da Comlurb, está fazendo escola. Para contribuir com a educação integral, o Centro Educacional da Lagoa (CEL), colégio de classe média do Rio, abriu espaço para que alunos discutam e tirem dúvidas na sala de aula sobre a campanha de aplicação de multas para quem jogar lixo nas ruas. 



A escola recebeu também a visita de fiscais da Comlurb, que explicaram aos alunos como funciona a campanha nas ruas. Depois, os estudantes passaram a colocar em prática o aprendizado, já durante o recreio. Com crachás e coletes laranjas, os alunos-fiscais, veja na foto, monitoravam o comportamento dos colegas, dentro da escola. Quem fosse flagrado jogando lixo fora do local adequado era advertido. Com três advertências, o aluno poderia ser suspenso. A punição foi escolhida pelos próprios alunos, por meio de eleição. Meus Deus! Que criancinhas exigentes, hein? Se aprenderem a lição, teremos adultos mais educados do que os nossos. 


Fiscalizar é educar!


A notícia do que aconteceu no CEL é uma iniciativa semelhante à existente no Reino Unido e que foi utilizada como referência na concepção inicial do projeto Lixo Zero.
   





Nenhum comentário: