Translate

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Rock in Rio e a limpeza de Praia


Mariucha Machado
Do G1 Rio


A Comlurb e o Rock In Rio realizaram uma ação para conscientizar a população sobre a limpeza urbana. Para mostrar o volume de lixo deixado pelos cariocas na praia de Ipanema, na Zona Sul do Rio, no trecho entre o Jardim de Alah e a Rua Vinicius de Morais, a área não passou por limpeza de domingo para segunda. Em um quilômetro de orla foram recolhidos 2,7 toneladas de lixo.

A vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, falou sobre as desculpas que as pessoas dão para jogar lixo na rua, como a falta de lixeira. “Isso não é desculpa. Em comparação com a quantidade de moradores, a cidade deveria ter cerca de 14 mil latas de lixo. Tóquio não tem e é limpa. Se os garis não precisassem limpar a Avenida Rio Branco seis vezes ao dia, eles poderiam ser transferidos para as comunidades que estão precisando, poderiam melhorar a qualidade do serviço em outros bairros ou usar esse orçamento em outras demandas”, afirmou.

 “A nossa ideia é mostrar para a população como uma área da cidade fica quando ela não é limpa de um dia para o outro. O pessoal tem que entender que lixo não é uma ineficiência do poder público e sim uma responsabilidade de cada um”, afirmou Vinícius Roriz, presidente da Comlurb.

Sobre o projeto Lixo Zero, o presidente da Comlurb informou que nas áreas onde o programa de conscientização já começou, houve redução no volume de lixo recolhido pelos garis, como no Centro, Zona Sul e Praça Saens Peña. “A grande maioria das pessoas têm aprovado o projeto. A área da Sanes Peña é onde a gente está há mais tempo e lá a gente observou uma redução efetiva. Normalmente o gari limpava por dia entre seis e sete sacos de lixo e isso já reduziu para quatro. A diferença está ficando na lixeira”, contou Roriz.

Nenhum comentário: