Translate

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Lixo zero: pelo menos 50 pessoas foram multadas no segundo dia de operação

Multado por descartar palito de fosforo

O GLOBO

Comerciante é multado porque jogou um palito de fósforo no chão, na Avenida Rio Branco Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo
RIO - Fiscais da campanha Lixo Zero da Comlurb tiveram menos trabalho nesta quarta-feira. Conscientes da fiscalização, quem passava pelas ruas do Centro pensava duas vezes antes de jogar o papel ou a guimba de cigarro fora da lata de lixo. Nem por isso a prefeitura deixou de aplicar multas. Até às 17h, 50 pessoas foram multadas pela prefeitura. Um número bem inferior às 121 multas aplicadas só no primeiro dia de operação, concluída às 20h. O comerciante Cesar Bustamente, por exemplo, acabou jogando o palito de fósforo na rua e foi multado na esquina da Avenida Rio Branco com Presidente Vargas.
Eu estava pensando, quando saí da van, se iria fumar ou não. Estava atento para não jogar o cigarro no chão, mas acabei jogando o palitinho de fósforo. Isso é o que eu chamo de perder dinheiro fácil disse ele, que terá de desembolsar R$ 157.
A auxiliar de serviços gerais Priscila Silva também foi pega ao jogar a guimba do cigarro no chão, desta vez na Cinelândia. Moradora de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, ela não sabia da proibição e prometeu recorrer.
Eu não sabia de nada e não tenho como pagar. Saí de casa às 5h e tive que pedir emprestado o dinheiro da passagem porque tinha uma entrevista de trabalho no Centro. E agora? Eu não tenho esse dinheiro e vou ter que recorrer.
Já a contadora Valéria Assunção não sabia, até a terça-feira, que a placa metálica instalada nas papeleiras serve para apagar o cigarro antes de descartá-lo no lixo.
Eu sou fumante e não sabia que podia apagar o cigarro antes de jogá-lo no lixo. Acho a satisfatório fazer uma campanha, mas sou contra a multa. No metrô ninguém é multado e você não encontra papel no chão diz ela.
O presidente da Comlurb, Vinícius Roriz, mostrou-se entusiasmado com os números obtidos no segundo dia de operação, que reúne profissionais da empresa, da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Para Roriz, a tendência é que o número de punições diminua à medida que a população se conscientize da necessidade de se descartar o lixo em locais apropriados.
Esse é um número muito positivo. Nosso objetivo não é multar ninguém: é educar a população, que deu uma grande mostra de adesão à campanha em um intervalo de tempo muito curto avaliou.
Alheio ao programa Lixo Zero, o italiano Stefano Ciaccio fumou um cigarro inteiro ao lado da lixeira até apagá-lo na placa metálica e jogá-lo na papeleira:
Eu nem sabia das multas, mas já tenho esse costume. Embora não seja em todas as cidades, na Itália as pessoas não costumam jogar cigarro no chão. Em Roma, onde moro, isso não acontece. Acredito que as multas podem fazer as pessoas se acostumarem à proibição. Vai ser melhor.
No primeiro dia da Operação Lixo Zero, que aplica multas de R$ 157 a R$ 3 mil a quem sujar a cidade, a guimba jogada no chão foi responsável pela maior parte das 121 autuações quase 90% do total. Em segundo lugar, aparecem sujeiras que a Comlurb batizou de pequenos volumes, que podem ser desde papel de bala e palito de picolé até latas de refrigerante.

Nenhum comentário: