Translate

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Recicle Mais, Pague Menos



 Semelhante ao projeto Light Recicla no Rio de Janeiro, o projeto Recicle Mais, Pague Menos, que incentiva a coleta seletiva da população e o descarte correto de resíduos sólidos, é iniciativa da AES Brasil em suas duas distribuidoras: AES Eletropaulo e AES Sul.

No Rio Grande do Sul foram arrecadados de março a junho de 2013 mais de 25 toneladas de material para reciclagem, com mais de 800 clientes cadastrados. Três clientes AES Sul tiveram suas contas de energia zeradas em virtude da troca de resíduos por descontos. Já na AES Eletropaulo, com um mês de funcionamento, os dois pontos de troca inaugurados coletaram 2,3 toneladas de materiais recicláveis, com 219 clientes cadastros.



O projeto “Recicle Mais, Pague Menos” conta com uma dinâmica simples e prática. De posse da última conta de energia elétrica, os interessados se cadastram em um dos pontos de coleta e recebem um cartão personalizado. Ao levar os resíduos separados para o local do container – que é feito de material reciclado da TetraPak , o resíduo é pesado e precificado, de acordo com a tabela praticada pelo mercado de reciclagem, e a soma é registrada em um terminal eletrônico, que envia a informação para a distribuidora de energia. Os participantes recebem na hora um comprovante com a quantia que será abatida na sua próxima conta de energia elétrica. Não há limite para o desconto, se a pesagem dos resíduos superar o valor da “conta de luz”, por exemplo, o crédito restante vai virar desconto na fatura seguinte. O processo de recebimento, armazenamento e destinação do material coletado é realizado pela empresa especializada em reciclagem, e toda a atividade é supervisionada pela AES Brasil.

Nenhum comentário: