Translate

sábado, 10 de março de 2012

Meritocracia Platônica!



Uma Organização deve ser um ambiente que estimule a participação ativa na busca de melhorias envolvendo todos em torno de objetivos e metas corporativas. No entanto, é um terrível engano considera-las um ambiente democrático onde todos são iguais e as decisões devem ser baseadas na maioria ou no senso comum.

Tentamos ingenuamente trazer para o meio profissional uma ética familiar e social. Somos iguais perante a lei na sociedade, mas temos distinções de cargos e salários nas organizações, Somos amados incondicionalmente em nossa família, mas não podemos, não devemos, esperar o mesmo tratamento dentro dos escritórios.

Reconhecendo que apesar da necessidade de fomentar um bom ambiente de trabalho as organizações não devem ser democráticas, qual o modelo de governança seria mais propício?

Recorrendo à República de Platão temos seis formas de organização política (empresarial no nosso caso). Três formas boas: monarquia, aristocracia e democracia (seu lado altruísta) e três formas más: democracia (seu lado populista), oligarquia e tirania.  Ficando com as formas boas, mas descartando a democracia resta analisar a monarquia e a aristocracia.

Uma empresa monárquica é aquela empresa familiar que basta ser filho do dono para ser sucessor, sobrinho, neto, genro e até cunhado para ser diretor, coordenador ou gerente. A condução dos negócios reflete a capacidade de gestão da família empresarial.  Existem reinos fortes que sobrevivem por dinastias e fracos que acabam virando repúblicas abrindo seu capital na bolsa de valores.

Concluímos que uma organização deva se organizar de forma aristocrática!

Neste ponto temos que nos despir de todos os preconceitos do termo aristocrático voltando para sua base grega αριστοκρατία, de άριστος (aristos), melhores; e κράτος (kratos), poder, literalmente poder dos melhores.  Não é obvio? Para uma empresa ser forte deve ser conduzida pelos melhores!

E o que define quem é melhor? Certamente não é amizade ou família, não são afinidades ou tempo sentado no escritório. O que define que uma pessoa é melhor que outra dentro da empresa é o seu mérito profissional traduzido em desempenho no exercício de suas responsabilidades, capacidade de aprendizado e influência na melhoria dos processos.

A aristocracia no meio empresarial se chama meritocracia e é a única forma de organização capaz de gerar resultados positivos em longo prazo.

Nenhum comentário: