Translate

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Fechamento do carnaval 2012

O Carnaval deste ano gerou menos 300 toneladas de lixo fechando todos os eventos com 1000 toneladas coletadas e encaminhadas para o aterro sanitário de Seropédica, 23% a menos que 2011. Do total de lixo gerado o Carnaval de Rua este ano superou o gerado nos desfiles das escolas fechando com 561 toneladas (56%) contra as 417 toneladas (42%) coletadas na Marques de Sapucaí, terreirão e ruas em torno do Sambódromo. Os desfiles da Intendente Magalhães na Zona Norte produziram 22 toneladas com uma redução de 18%.


 Praticamente não houve alteração na tonelagem final de lixo gerado no Carnaval de Rua, 561 toneladas este ano contra as 566 de 2010. Com o aumento na quantidade de foliões isso significa que cada folião gerou menos lixo, ou seja, houve uma redução na geração per capta.
Cada folião brincando nos blocos no Rio de Janeiro gerou em média 105 gramas durante todo o Carnaval neste ano. Ano passado cada folião gerou em média 115 gramas. A diferença de 10 gramas, cerca de 8% de redução, se deve principalmente ao incentivo a reciclagem presente este ano e mudanças no comportamento do folião.
No Pré-Carnaval o Bloco da Preta foi o que mais gerou lixo com 12 toneladas, seguido do Simpatia é Quase Amor com 7 toneladas e do Vira-Lata com 6 toneladas, todos gerando menos lixo que o ano anterior.
Durante o carnaval o Cordão da Bola Preta se firmou como o bloco que gerou mais lixo, 23 toneladas, seguido do Cordão do Boitatá com nove toneladas, Banda de Ipanema vem em seguida com sete toneladas. Orquestra Voadora, Afro reggae, Sargento Pimenta, Simpatia Quase Amor e Empolga as Nove produziram cada um entre 3 e 4 toneladas de lixo de carnaval.
Parece que o folião não queria que o Carnaval acabasse, pois os blocos que desfilaram depois da quarta-feira de cinzas geraram 17% mais lixo que o ano anterior fechando com 54 toneladas. O Monobloco alcançou 19 toneladas seguido do Quizomba com seis toneladas e o Me Beija que Sou Cineasta com três toneladas.

O Monobloco fez a região do Centro ultrapassar Ipanema e Leblon na quantidade de lixo gerado. Na Avenida Rio Branco, Cinelândia e Lapa foram coletadas 88 toneladas durante todo o carnaval. Ipanema e Leblon alcançaram 82 toneladas de lixo coletado seguido de Copacabana com 61 toneladas. Botafogo, Laranjeiras, Catete, Gloria somados chegaram a 38 toneladas. Todos estes bairros são responsáveis por metade do lixo gerado em blocos no carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: