O conceito de "Satélite" sugere um veículo menor (Satélite) que orbita um maior (Compactador) evitando o uso deste em locais menos propícios, pela dimensão do logradouro ou quantidade de veículos transitando. São Paulo parece fiel a este conceito ao usar o VUC em ruas de maior transito do centro da cidade. O Rio de Janeiro é fiel ao conceito ao usar o "Satélite" em ruas estreitas de comunidade.
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/servicos/noticias/?p=25869
"Os caminhões, do tipo VUC (Veículo Urbano de Carga), foram projetados especialmente para a coleta de lixo na região central de São Paulo, levando em consideração as peculiaridades características do local e a necessidade de agilizar o trabalho, evitando a exposição dos resíduos em via pública. Esses veículos contam com um sistema basculante que permite a descarga dos resíduos em um caminhão compactador, com maior capacidade de carga, reduzindo o tempo de deslocamento até o transbordo - área de recebimento e triagem do lixo antes de seguir para o aterro.
A região central já conta com 11 carros elétricos de pequeno porte que operam em calçadões, de forma a facilitar a coleta nestes locais de grande circulação de pessoas. Os novos caminhões modelo VUC são equipados com motor eletrônico, diminuindo a combustão e contribuindo para a redução de emissão de gases".
Nenhum comentário:
Postar um comentário