Translate

domingo, 24 de julho de 2022

Integridade e Transparência

 Publicado em Linkdin

 


O principal indicador de corrupção do mundo, o Índice de Percepção da Corrupção - IPC, aponta um triste resultado para nosso país. O Brasil obtém somente 38 pontos em uma escala entre 0 e 100. Como a corrupção em suas várias formas se resume a falta de separação entre a esfera pública e a privada.

O IPC sugere que vivemos um ambiente onde o Agente Público toma os recursos públicos como se fossem sua propriedade privada. Para o bem da imagem da administração pública municipal e autoestima de seus agentes é necessário mostrar para o carioca que a cidade do Rio de Janeiro não pactua com esse tipo de ambiente.

Com a publicação do Decreto Rio nº 48.349 logo no primeiro dia de 2021 a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro desfraldou de forma inequívoca a bandeira da Integridade na Administração Pública. Bandeira com as cores da boa governança, transparência, e conformidade legal.

Até 20121, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana estava focada na total conformidade com a Lei 13.303/16, a Lei das Estatais. Com a criação do Programa Carioca de Integridade Pública e Transparência – Rio Integridade, a Companhia abraçou mais esse desafio e começou a desenvolver seu Programa de Integridade e Transparência.

O Programa de Integridade e Transparência da COMLURB é o conjunto de mecanismos e procedimentos internos voltados para o desenvolvimento, implantação e gestão de processos para prevenir, detectar e corrigir a ocorrência de falhas na conformidade legal, na integridade dos empregados ou na governança corporativa, que venham a ter impacto negativo no cumprimento dos objetivos da Companhia.

A estratégia é desenvolver um ambiente que fortaleça os princípios constitucionais republicanos permitindo ao gestor chegar ao máximo alcance do interesse público. A consequência é a redução do risco de desvios de finalidade e de conduta, refletindo na eficiência da Companhia no alcance de seus objetivos e metas.

Não basta ser íntegro, é necessário parecer ser íntegro. A gestão de nossa Companhia, além de ser íntegra, deve ser transparente. No mundo atual, ser transparente exige uma agenda de transformação digital, ou GovTech. A Comlurb investe em tecnologia digital melhorando a qualidade e fluxo de informações, assim como a interação entre as partes interessadas.

Sabemos que qualquer mecanismo será inócuo sem o “Tone at the top”. Os gestores da Companhia devem demonstrar compromisso visível e inequívoco em relação às ações de integridade e transparência, agindo e sendo reconhecidos como exemplos de atitude íntegra pelos demais empregados e pela sociedade.

 


Nenhum comentário: