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quarta-feira, 12 de julho de 2017

O Valor da Água de Coco


O valor de um produto ou serviço tem relação com os seus atributos tangíveis e intangíveis e o seu preço.  Uma boa gestão deve buscar eliminar tudo que não agrega valor, ou seja, atributos não percebidos pelo cliente ou processos que elevam desnecessariamente o preço.


O conceito de valor fica evidente com uma brincadeira sobre a venda de água de coco:

Um feliz empreendedor inicia um pequeno negócio de venda de água de coco natural na praia e decide oferecer seu produto a R$5,00

Inicia sua operação oferecendo ao cliente a oportunidade de buscar o coco subindo no coqueiro. Poucos clientes apareceram. Certamente R$5,00 para subir em um coqueiro e colher seu próprio fruto não era algo tão atrativo.

Na semana seguinte nosso colega empreendedor contratou um ajudante para coletar o fruto e oferece-lo em um quiosque recém-construído. Que bom! Um cliente apareceu, mas desistiu ao saber coco estava quente e que ele mesmo teria que abrir o furo.

No nosso colega empreendedor então contratou o fornecimento diário de gelo para uma considerável caixa térmica comprada de um colega. Decidiu também contratar outro ajudante para abrir o furo e fornecer canudinhos!

O preço continua R$5,00.

A coisa começou a bombar!!!! Os cocos começaram a sair. Finalmente a receita superava a despesa com os ajudantes e os insumos adquiridos. Aliviado, nosso empreendedor começou a fazer contas e planos de oferecer um melhor serviço!

Decidiu então oferecer ao cliente cadeiras de praia e contratou um novo ajudante para levar a agua de coco onde o cliente estivesse sentado! As vendas ainda estavam acontecendo, sacrificou um pouco a receita aumentando a despesa, mas pelo menos estava deslumbrando o cliente!

O preço continua R$5,00.

O empresário do ramo de hidratação pública praiana ficou empolgado! Além da cadeira de praia e a água servida na areia, vamos oferecer uma barraca e massagem no pé para cada cliente!
O preço continua R$5,00. Nossa política é essa!

Todavia, vocês não imaginam como aumentam as despesas contratando massagistas para os pés dos clientes! Não estamos conseguindo pagar nossos empregados e fornecedores apesar da clientela fiel!
Muito chateado, nosso empresário do ramo de hidratação pública praiana, promoveu um downsizing, vendeu as barracas e as cadeiras para um colega, e voltou a vendeu um coco gelado, aberto com canudinho no quiosque da praia!

O preço continua R$5,00. Mas agora as contas estão pagas e dá até para abrir um segundo quiosque... Mas em uma praia distante!

Analisando:

Tentar vender a R$5,00 um coco quente, sem furo sem canudinho e ainda forçando o cliente a coletar o fruto no coqueiro certamente oferece poucos atributos tangíveis e intangíveis que justifiquem o preço. O produto tem pouco valor!

Por outro lado, manter o preço a R$5,00, com cadeira, mordomia e massagem no pé, aumentam consideravelmente os atributos tangíveis e intangíveis. O valor vai lá às alturas, mas arrebenta com as contas!  


O caminho do meio, oferecendo a R$5,00 um coco gelado, com furo, canudinho no balcão do quiosque parece ser onde o cliente atribui um valor aceitável para a relação de atributos tangíveis e intangíveis e o preço do produto. É possível satisfazer o cliente e equilibrar as contas!




Palestra Gustavo Puppi sobre Análise de Valor

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