Translate

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Uso de Geobags na Barra da Tijuca

No projeto de recuperaçãoambiental do sistema de lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, um dos compromissos para as Olimpíadas de 2016, três milhões de metros cúbicos de sedimentos dragados no fundo das próprias lagoas da região serão embalados em cápsulas têxteis, chamados de geobags, para formar a base de uma ilha parque.

Projeto apresentado de parque ecológico em lagoa da Barra da Tijuca - Foto: Divulgação

Colocados lado a lado em uma área assoreada do complexo lagunar, os geobags - também chamados sacos de desidratação - serão cobertos por camadas de terra e argila, formando então a ilha parque, que terá inclusive árvores.

O projeto prevê ainda ampliação da extensão do quebra-mar da Barra, para elevar a troca hídrica com o mar e aumentar do nível de oxigênio das lagoas. O resultado vai favorecer a pesca e melhorar a balneabilidade da Praia da Barra, na altura do Pêpê. Haverá ainda a dragagem e a recuperação ambiental das lagoas de Marapendi, da Tijuca, de Camorim e de Jacarepaguá; e dos canais da Joatinga e de Marapendi, formando um perímetro de 15 quilômetros de extensão.


Nenhum comentário: